HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
 
Comunicação Social  Notícias |   Clipping | Vídeo | HFB Informa | Informe HFB
Home
O Hospital
Gestão
Centro de Estudos
Comunicação Social
CCIH
Ouvidoria
HFB Ciência
Sua Saúde
Links
Recursos Humanos
Programa de Diabetes


  você está aqui > Home > Comunicação Social > Notícias

009/26/2003

Mamógrafo já está em funcionamento



O mamógrafo, recebido através do Programa de Reequipamento Hospitalar do Ministério da Saúde, já está funcionando, mas por enquanto em fase experimental e de treinamento. Em pouco tempo o HGB estará atendendo a toda população da rede pública.

A paciente poderá realizar, além da consulta, os exames complementares no HGB sem precisar se deslocar para outro hospital. Também está sendo proposto pelo HGB estabelecer uma parceria com as Secretarias Municipal e Estadual de Saúde do Rio de Janeiro para tornar a Unidade referência em exames de imagem para todo o estado. Favorecendo, assim, pacientes de outros hospitais públicos onde não há um mamógrafo, por exemplo.

Esclareça as suas dúvidas:

  1. O que é a mamografia?

  2. Como é o mamógrafo do HGB e o que ele faz?

  3. Como é o exame?

  4. Todo nódulo é câncer de mama?

  5. Quem precisa realizar a mamografia?

  6. Como posso agendar o exame no HGB?

1) É o exame das mamas realizado com baixa dose de raios x. É utilizado de forma preventiva para o câncer de mama e também como método diagnóstico, quando já há a suspeita da existência de uma anomalia.

2) O Mamógrafo com estereotaxia (pulsão e coleta de material para biópsia), mammomat Nova 3000, da SIEMENS, é usado para realizar o rastreamento do câncer de mama, controle evolutivo de lesões benignas e malignas, servindo também como guia para determinados procedimentos ligadas à área. Possibilita a produção de imagens, em filmes e digitais, que permitem reduzir a dose de radiação no paciente. Com ele, também é possível fazer a revisão das imagens na tela do computador, aplicar zoom, ressaltá-las até que o médico possa ver as diferenças de contraste entre a lesão e os tecidos adjacentes. Além disso, este é o único mamógrafo no mundo com design modular, já preparado para receber todas as tecnologias digitais no próprio local onde estiver instalado. Com seu design ergonômico e fácil acesso, é possível realizar exames com a paciente em pé, sentada em cadeira de rodas ou deitada na cama.

3) No exame, a mama é comprimida para que seu achatamento possibilite a redução das doses de raios-x, a uniformização dos tecidos, além de manter a mama imóvel. A exposição aos raios x é rápida. A paciente deve seguir as orientações para a boa realização do exame.

4) Não. O nódulo pode ser benigno (não canceroso) ou maligno (câncer). A mamografia detecta esta lesão e define se há probabilidade de ser benigna. Em caso de suspeita de câncer, o paciente é encaminhado para realizar uma biópsia (amostra do tecido). Quanto mais precocemente o diagnóstico do câncer, mais rápida e eficaz poderá ser a sua cura. Por isso a importância do exame de rotina.

5)As mulheres acima de 40 anos com indicação médica e casos especiais.

6) Apenas os exames solicitados pelo Ambulatório de Mastologia do HGB serão marcados no próprio Hospital. De acordo com a orientação do Ministério da Saúde, a maioria dos exames será agendada na Central de Regulação da SMS-Rio pelo Centro de Diagnóstico por Imagens (CDI). Serão definidos nas próximas semanas os critérios de encaminhamento de pacientes para o Ambulatório de Mastologia.

Voltar

21/04/2019 - INAUGURAÇÃO DE SERVIÇO

21/04/2019 - COLOCAÇÃO DE PRÓTESE FONATÓRIA

21/04/2019 - DIA DO OBSTETRA

21/04/2019 - AÇÃO INTEGRADA PARA HOSPITAIS FEDERAIS

09/04/2019 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

09/04/2019 - OUVIDORIA EM FOCO

 

HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
Av. Londres 616 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - CEP:21041-030

(21) 3977-9500
336983 visitantes