HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
 
Comunicação Social  Notícias |   Clipping | Vídeo | HFB Informa | Informe HFB
Home
O Hospital
Gestão
Centro de Estudos
Comunicação Social
CCIH
Ouvidoria
HFB Ciência
Sua Saúde
Links
Recursos Humanos
Programa de Diabetes


  você está aqui > Home > Comunicação Social > Notícias

10/001/2003

Credenciamento como Hospital Amigo da Criança



Foi realizada no HGB, durante os dias 22, 23 e 24 de setembro, a quarta edição do Curso de Promoção e Manejo do Aleitamento Materno. O treinamento é um dos passos a serem cumpridos para que o HGB seja credenciado na Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC). Para receber este título, 80% dos profissionais da maternidade devem ser capacitados para promover a amamentação junto aos pacientes. Ao todo são 10 passos a serem adotados. O curso, que foi realizado no auditório do Centro de Atenção à Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente (Prédio 2/ 6° andar), contou com cerca de 65 profissionais e foi promovido pelo Comitê de Implantação do IHAC no HGB. O objetivo principal é a mobilização dos profissionais para que mudem as rotinas e condutas, visando garantir o aprendizado e a prática com sucesso da amamentação por parte das mães, e assim, prevenir o desmame precoce, pois o ideal deve ser até os 6 meses de idade.

O primeiro dia contou com a presença da Dra. Maria Inês Couto, membro do Grupo Técnico Interinstitucional de Incentivo ao Aleitamento Materno da Secretaria de Estado de Saúde (SES), que abordou o tema "O que é a Iniciativa Hospital Amigo da Criança?". Durante a palestra, Dra. Maria Inês contou que "o projeto é patrocinado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e surgiu em 1990, na Itália, quando representantes de vários países se reuniram para estabelecer ações que resgatassem a prática da amamentação. Ela enfatizou, também, a importância da conscientização das grávidas para a realização do Pré-Natal.

Ainda no primeiro dia, a Chefe da Unidade Materno-Infantil do HGB, Dra. Célia Rossi Pereira, falou sobre o "Aleitamento Materno e Sobrevivência Infantil", e apresentou um estudo sobre a mortalidade infantil, desenvolvido em 1995, em vários países. A chefe de enfermagem da Unidade Materno-Infantil do HGB, Patrícia Valeria Bueno da Cunha, apresentou a palestra "Avaliando uma mamada", mostrando aos profissionais como proceder para que a mãe faça a amamentação corretamente. "Os médicos e enfermeiros precisam avaliar a maneira como a mãe amamenta para poder corrigi-la, assim, o bebê será alimentado da melhor maneira", esclarece Patrícia.

Aula prática no segundo dia
No segundo dia de curso, as aulas passaram da teoria para a prática. A pediatra, Dra. Cristina Ortiz, e a psicóloga Eloisa Troian Zen, começaram falando sobre os formulários que a equipe precisa preencher para avaliar a mãe e o bebê. Estes questionários abordam temas como o histórico da amamentação.

A prática do curso começou na Unidade Intermediária Neonatal, onde os alunos puderam ver como o bebê é alimentado com "copinho". Esta alternativa é usada quando a mãe não pode amamentar. Depois, em grupos, se dirigiram ao alojamento conjunto para entrevistar as pacientes, observar a maneira como as mães amamentam e orientá-las. Após as entrevistas, todos foram avaliados pela psicóloga.

O Terceiro Dia do Curso
O último dia do Curso iniciou com a palestra "Legislação Trabalhista na Proteção à Amamentação", da assistente social do HGB, Rita de Cássia Cavalcante Albuquerque. O objetivo foi  explicar como manter as pacientes informadas sobre os seus direitos, garantindo maior tranqüilidade à mãe para amamentar.

As nutricionistas do HGB, Cristiane Oliveira e Rafaela Verônica Dodde tiveram como tema "Oferecendo apoio permanente à gestante e nutriz". Elas falaram sobre a importância de uma alimentação equilibrada durante a gestação e a amamentação.

Outro tema abordado no curso foi "Contracepção e Aleitamento Materno". A obstetra do HGB, Drª Gisele Beltrão, mostrou a importância de se conversar com a paciente sobre contracepção durante o  pré-natal.

Voltar

09/04/2019 - OUVIDORIA EM FOCO

09/04/2019 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

05/04/2019 - NOTA ABERTA À POPULAÇÃO

30/11/2018 - PREOCUPAÇÃO COM A PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

09/11/2018 - DOAÇÃO DE SANGUE NO HFB

09/11/2018 - Novembro Azul conscientiza homens para prevenção do câncer de próstata.

 

HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
Av. Londres 616 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - CEP:21041-030

(21) 3977-9500
279324 visitantes