HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
 
Comunicação Social  Notícias |   Clipping | Vídeo | HFB Informa | Informe HFB
Home
O Hospital
Gestão
Centro de Estudos
Comunicação Social
CCIH
Ouvidoria
HFB Ciência
Sua Saúde
Links
Recursos Humanos
Programa de Diabetes


  você está aqui > Home > Comunicação Social > Notícias

10/15/2003

Semana Mundial da Amamentação



A Semana Mundial da Amamentação encerrou oficialmente no dia 07, mas no HGB só terminou no dia 09 com a palestra: “Amamentação em um Mundo Globalizado” – realizada no auditório do Centro de Atenção à Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente (prédio 2 / 6° andar). O evento contou com a participação de representantes da Secretaria do Estado de Saúde (SES), da FIOCRUZ, do Projeto Bombeiros Amigos do Peito, do Rotary Clube de Bonsucesso e da Linha Amarela S/A. O coral da Unidade abriu o evento com músicas que faziam referência à mulher, aos filhos e família. “Maria, Maria” de Milton Nascimento foi uma das canções entoadas pelo grupo.

Maria Inês do Couto, da SES, em seguida apresentou o tema “A situação do Aleitamento Materno em outros países”, ela alertou sobre a necessidade de sensibilizar a sociedade civil, além do poder público, para a importância de se promover a amamentação exclusiva. “Em 1986, apenas 4% dos bebês no Brasil se alimentavam exclusivamente do leite da mãe. Em 1999, esse número aumentou para 35,5%, mas ainda está longe do exigido pela Organização Mundial da Saúde”, disse.

Segundo Maria Inês, além de desenvolver um trabalho em conjunto com movimentos civis organizado, a Semana Mundial da Amamentação tem outros objetivos: “Entre as nossas metas temos a de pensar globalmente, mas agir localmente. Outro ponto importante é informar as mulheres para que elas conheçam os seus direitos, pois existem muitas leis que não são cumpridas”, afirmou.

A  Amamentação e o Terceiro Setor

Iniciativas de promoção à prática do aleitamento materno, em empresas privatizadas, também foram abordadas no evento. Com o tema “Amamentação e o Terceiro Setor – Uma Grande Parceria”, Isabel Lelis, supervisora de Desenvolvimento Social da LAMSA, apresentou os trabalhos desenvolvidos pela firma. O Projeto Mães Cegonhas é um deles: “Este é um projeto que desenvolvemos em conjunto com o SESC. Ele é destinado às mulheres de baixa renda, que cuidam dos netos, dos filhos das cunhadas e das vizinhas. No ano passado, 100 mulheres foram treinadas e neste ano mais 50”, contou. As “mães crecheiras” – que pertencem aos bairros de Higienópolis, Água Santa, Del Castilho e Inhaúma – atuam como multiplicadoras. Além disso, elas integram outros projetos na área de reciclagem e ecologia.

Segundo Isabel, a iniciativa é muito importante: “Não queremos ocupar o lugar do poder público, pois somos uma empresa privada, mas queremos ser agentes que resgatam ações de cidadania”, explicou a supervisora.

 A internet e os bombeiros

 A utilização da internet como forma de promover a amamentação. Este foi o tema abordado pela diretora do Centro de Informação Científica e Tecnológica (CICT) da FIOCRUZ, Ilma Noronha. De acordo com  a diretora, a página da Biblioteca Virtual em Saúde do Instituto – www.fiocruz.br/unidades/sict/bvs/aleitamentomaterno - possibilita o acesso à informação e publicação científica sobre o aleitamento. “É um espaço eficiente e universal, que estimula o conhecimento científico, atualizado e relevante sobre o assunto”, relatou.

 

Também participaram do evento os membros do Projeto Bombeiros Amigos do Peito, desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro. O Major Carlos Aguiar explicou como funciona a iniciativa: “Trabalhamos em parceria com o Instituto Fernando Figueria, da FIOCRUZ e com a Telemar. Através do número 0800-268877, nós informamos às mães sobre a retirada e o armazenamento do leite. Então as nossas viaturas vão a essas residências buscar este leite, que será encaminhado ao banco de leite do Instituto", contou o Major. 

Voltar

21/04/2019 - INAUGURAÇÃO DE SERVIÇO

21/04/2019 - COLOCAÇÃO DE PRÓTESE FONATÓRIA

21/04/2019 - DIA DO OBSTETRA

21/04/2019 - AÇÃO INTEGRADA PARA HOSPITAIS FEDERAIS

09/04/2019 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

09/04/2019 - OUVIDORIA EM FOCO

 

HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
Av. Londres 616 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - CEP:21041-030

(21) 3977-9500
337246 visitantes