HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
 
Comunicação Social  Notícias |   Clipping | Vídeo | HFB Informa | Informe HFB
Home
O Hospital
Gestão
Centro de Estudos
Comunicação Social
CCIH
Ouvidoria
HFB Ciência
Sua Saúde
Links
Recursos Humanos
Programa de Diabetes


  você está aqui > Home > Comunicação Social > Notícias

10/24/2003

Urologia Pediátrica em Congresso



Durante os dias 25 e 30 de outubro, médicos do Serviço de Urologia do Hospital Geral de Bonsucesso (HGB) irão participar do 29º Congresso Brasileiro de Urologia, no complexo Mabu & Bourbon, em Foz do Iguaçu, Paraná. A participação da categoria do HGB no evento será na abordagem de doenças urológicas congênitas pediátricas - algumas delas raras no mundo – e na apresentação de uma nova técnica idealizada por um médico residente.

A equipe do HGB que estará presente no congresso será formada por Dr. Heros Valeriano Moysés, chefe do Serviço na Unidade, pelos médicos: Dr. Pedro Saraiva, Dr. Marcelo Favoretto, Dr. Paulo Leon e Dr. Marcelo Pereira Braz, responsável pelo setor pediátrico do Serviço; e, também, por quatro residentes: Dr. Leonardo Fonseca de Andrade, Dr. Flávio Rondinelli, Dr. Roberto Junqueira e Dr. Adilson Soares.

O grupo irá mostrar sete trabalhos em sessões de pôsteres e um em tema livre. Além disso, Dr. Marcelo Braz irá coordenar uma mesa de vídeos em Uropediatria e, ainda no encontro, ministrará palestra no curso de pós-graduação em Disfunção Vesical da Infância com o tema "Avaliação Urodinâmica na Criança. Um dos pôsteres, a ser exibido pelo setor no Congresso, será sobre um caso raro na área – o tumor ossificante renal, isto é, tumor no rim formado por tecido ósseo que ocorre geralmente na infância - e que, até o momento, são registrados 20 casos no mundo.

Conheça a técnica

Será apresentada uma técnica original para retirada de cateteres urenterais em crianças abaixo dos três meses que foi idealizada pelo Dr. Roberto Junqueira, médico residente da Urologia.

A técnica propicia uma redução de custos no tratamento pela simplicidade do aparelho utilizado – o catéter com alça de Prolene. Este trabalho está em fase de apreciação na Academia Americana de Urologia e, se aprovado, será exibido em maio do próximo ano, em São Francisco. No Congresso, a técnica será apresentada no dia 29 de outubro no Centro de Convenções Malibu-Mabu.

Voltar

09/04/2019 - OUVIDORIA EM FOCO

09/04/2019 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

05/04/2019 - NOTA ABERTA À POPULAÇÃO

30/11/2018 - PREOCUPAÇÃO COM A PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

09/11/2018 - DOAÇÃO DE SANGUE NO HFB

09/11/2018 - Novembro Azul conscientiza homens para prevenção do câncer de próstata.

 

HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
Av. Londres 616 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - CEP:21041-030

(21) 3977-9500
284818 visitantes