HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
 
Comunicação Social  Notícias |   Clipping | Vídeo | HFB Informa | Informe HFB
Home
O Hospital
Gestão
Centro de Estudos
Comunicação Social
CCIH
Ouvidoria
HFB Ciência
Sua Saúde
Links
Recursos Humanos
Programa de Diabetes


  você está aqui > Home > Comunicação Social > Notícias

10/31/2003

HGB busca parceria com hospitais municipais



Com o objetivo de criar uma cooperação entre o HGB e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) nos programas voltados para o ciclo gravídico-puerperal (gravidez e parto) e da criança, foi realizada uma reunião entre a direção do HGB e profissionais do Programa de Atenção à Saúde da Mulher e da Criança, da SMS do Rio. Entre os participantes do encontro estavam a coordenadora do Centro de Atenção à Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente (CASMCA) do HGB, Dra. Célia Vianna; a coordenadora de Programas de Atendimento Integral de Saúde da SMS, Dra. Kátia Rato; e outros membros da SMS, o obstetra Dr. Marcos Dias, a pediatra Dra. Marta Vilela, entre outros. O obstetra Dr. Flávio Cardoso da Fonseca; a diretora-médica e pediatra, Dra. Cristina Ortiz e a médica responsável pela UTI Neonatal e Pediátrica, Dra. Flávia Oliveira também participaram da reunião, que aconteceu no dia 23 de outubro, no CASMCA. 

No encontro foi apresentado o Projeto "Acolhimento Mãe Bebê" da SMS, que pretende criar Redes de Unidades Básicas amigas da amamentação, para apoiar o aleitamento materno. "O objetivo da Unidade Básica é estabelecer o vínculo com a família, proporcionar uma recepção humanizada, aplicar a BCG no bebê - caso não seja aplicada no hospital - e fornecer contraceptivos e vacinas de rubéola e de tétano para a mulher após a alta. As mães só voltam ao hospital se este fornecer algo gratuitamente", disse Dra. Marta Vilela.

Dentre os assuntos abordados durante a visita, eles discutiram também os problemas e as soluções para a melhoria do atendimento, como: trabalho de equipe, instalação de equipamentos, troca de informações, disponibilidade de serviços, troca de idéias e dúvidas.

A proposta pretende ser ampliada, buscando transferir para a Unidade Básica os serviços que são realizados após a alta da paciente. O HGB tornou-se candidato a participar do projeto "Acolhimento Mãe Bebê", encaminhando mãe e bebê de baixo risco para a rede municipal, garantindo a assistência integral de ambos. "Ele será responsável por encaminhar a mãe que tenha recebido alta para um posto local próximo de sua residência", disse Dra. Célia Vianna .

A SMS vai fornecer o material do projeto (cartazes, folders etc.) junto com um cartão de identificação que será entregue às pacientes após a alta. Com este, o atendimento poderá ser realizado com total controle e nele constará a marcação das consultas, das vacinas dos bebês, as respectivas datas e outros dados da paciente.

O HGB é a 15ª instituição a ingressar no Projeto e espera que com isso pacientes de alto risco tenham prioridade no Hospital e não tenham que aguardar pelo atendimento, já que a Maternidade do HGB é classificada como nível terciário (alta complexidade). O Hospital dará início ao projeto assim que chegarem os materiais, pois as mães só poderão ser atendidas nas Unidades com os cartões. Após a reunião, os visitantes conheceram o CASMCA e suas dependências, como o alojamento, classe escolar, pediatria, pré-parto, centro-cirúrgico, a UTI, entre outros.

Voltar

09/04/2019 - OUVIDORIA EM FOCO

09/04/2019 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

05/04/2019 - NOTA ABERTA À POPULAÇÃO

30/11/2018 - PREOCUPAÇÃO COM A PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

09/11/2018 - DOAÇÃO DE SANGUE NO HFB

09/11/2018 - Novembro Azul conscientiza homens para prevenção do câncer de próstata.

 

HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
Av. Londres 616 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - CEP:21041-030

(21) 3977-9500
285323 visitantes