HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
 
Comunicação Social  Notícias |   Clipping | Vídeo | HFB Informa | Informe HFB
Home
O Hospital
Gestão
Centro de Estudos
Comunicação Social
CCIH
Ouvidoria
HFB Ciência
Sua Saúde
Links
Recursos Humanos
Programa de Diabetes


  você está aqui > Home > Comunicação Social > Notícias

11/13/2003

HGB promove palestra sobre obesidade mórbida



No dia 7 de novembro, com o patrocínio da Clínica Cirúrgica 1 e 2 e apoio da Direção de Ensino e Pesquisa do HGB, a Unidade promoveu no auditório do Centro de Atenção à Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente, palestra sobre a obesidade, tema de grande importância, face ao aumento das doenças relacionadas a ela.

Foram convidados a participar da palestra, os cirurgiões gástricos, Dr. Renan Contarina Tinoco, de Itaperuna e Dr. Fernando Luiz Barroso, do Hospital de Ipanema. "A obesidade é uma doença crônica incurável, deve ser considerada como uma enfermidade permanente, que necessita de controle", explicou Dr. Renan.

A obesidade é um dos maiores problemas de saúde deste fim de milênio, atingindo mais de um terço da população mundial, especialmente no ocidente. Trata-se de uma doença envolve componentes genéticos, metabólicos, comportamentais, psicológicos e sociais. "A obesidade não é um problema moral, não é um problema mental ou de falta de força de vontade, seu tratamento implica na redução da mortalidade de pessoas que teriam suas vidas ultimadas precocemente", disse o Dr. Barroso.

Vários acadêmicos de medicina estavam presentes, e aproveitaram a oportunidade para esclarecer suas dúvidas sobre as técnicas existentes para combater a obesidade. Dentre elas, as mais usadas são a Gastroplastia em Y Roux e a Bariátrica Laparoscópica.

A técnica Bariátrica Laparoscópica (nome utilizado para definir a cirurgia de obesidade mórbida) é um procedimento médico necessário por ser o único meio cientificamente comprovado para obtenção do controle do peso em longo prazo, pois restringe a ingestão e a absorção dos alimentos.

Existem diversas doenças comuns nos obesos. Estas doenças, como diabetes, hipertensão arterial, hiperlipemia (aumento da gordura no sangue), doença coronariana (angina e infarto), doenças articulares, insuficiência respiratória e cardíaca, além de diversas formas de câncer (mama, útero, vesícula biliar, etc.), são as principais responsáveis pelo aumento das taxas de mortalidade, da diminuição da expectativa e da qualidade de vida, e são o motivo principal da necessidade do controle do peso.

Voltar

09/04/2019 - OUVIDORIA EM FOCO

09/04/2019 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

05/04/2019 - NOTA ABERTA À POPULAÇÃO

30/11/2018 - PREOCUPAÇÃO COM A PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

09/11/2018 - DOAÇÃO DE SANGUE NO HFB

09/11/2018 - Novembro Azul conscientiza homens para prevenção do câncer de próstata.

 

HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
Av. Londres 616 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - CEP:21041-030

(21) 3977-9500
285573 visitantes