HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
 
Comunicação Social  Notícias |   Clipping | Vídeo | HFB Informa | Informe HFB
Home
O Hospital
Gestão
Centro de Estudos
Comunicação Social
CCIH
Ouvidoria
HFB Ciência
Sua Saúde
Links
Recursos Humanos
Programa de Diabetes


  você está aqui > Home > Comunicação Social > Notícias

11/26/2003

Unidade faz teste do pezinho



O teste do pezinho já está sendo realizado no Hospital Geral de Bonsucesso. A coleta é feita na Unidade e enviada para o Posto Américo Veloso, que em seguida encaminha o material para a APAE. "Os recém-nascidos que ficam internados mais de sete dias no Hospital poderão fazer o teste na Unidade", disse a Dra. Célia Vianna, coordenadora do Centro de Atenção à Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente. Antes da realização do exame, os bebês devem ter no mínimo 48 horas de nutrição.

Algumas crianças nascem com doenças graves que não se podem diagnosticar com simples exames clínicos nas primeiras semanas de vida, e que mais tarde provocam atrasos mentais muito profundos e irreversíveis. No entanto, através de análises do sangue efetuadas a partir do 3º dia de vida, é possível diagnosticar estas doenças antes do aparecimento dos sinais clínicos. Se possível, até ao 7º dia os pais devem levar o bebê ao Centro de Saúde da sua área para se proceder a coleta do sangue.

Com uma picada no calcanhar do bebê consegue-se quantidade de sangue suficiente. Por ser uma parte do corpo rica em vasos sangüíneos, o material pode ser colhido através de uma única punção, rápida e quase indolor para o bebê. Depois do sangue seco, a ficha é enviada para o laboratório, onde será feita a análise. 

Caso haja problema com o resultado das análises ou tenha necessidade de uma confirmação laboratorial os pais serão informados.

Voltar

09/04/2019 - OUVIDORIA EM FOCO

09/04/2019 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

05/04/2019 - NOTA ABERTA À POPULAÇÃO

30/11/2018 - PREOCUPAÇÃO COM A PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

09/11/2018 - DOAÇÃO DE SANGUE NO HFB

09/11/2018 - Novembro Azul conscientiza homens para prevenção do câncer de próstata.

 

HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
Av. Londres 616 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - CEP:21041-030

(21) 3977-9500
279811 visitantes