HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
 
Comunicação Social  Notícias |   Clipping | Vídeo | HFB Informa | Informe HFB
Home
O Hospital
Gestão
Centro de Estudos
Comunicação Social
CCIH
Ouvidoria
HFB Ciência
Sua Saúde
Links
Recursos Humanos
Programa de Diabetes


  você está aqui > Home > Comunicação Social > Notícias

11/28/2003

Serviços do HGB são modernizados

O Hospital Geral de Bonsucesso vai inaugurar, no dia 03 de dezembro, as novas instalações das Clínicas de Oftalmologia, Otorrinolaringologia e uma Enfermaria de Curta Permanência, localizadas no 5º andar do Prédio 1 (Central). Na ocasião, será assinado um convênio com o Banco de Olhos do Rio de Janeiro. A quantidade de leitos permanecerá a mesma, porém com melhor infra-estrutura física e tecnológica, elevando a qualidade dos serviços.

Segundo o chefe do Serviço de Otorrinolaringologia, Dr. Heráclio Vilar Ramalho Cavalcanti, "os novos equipamentos vão trazer modernização e atualizar o serviço de otorrino do HGB". O setor receberá dois audiômetros, que servem para medir a audição; duas cabines acústicas pré-moldadas, para realização da audiometria; um vectoeletromisaemógrafo computadorizado e um ototermoar, para medir o labirinto e um microscópio cirúrgico. A compra dos aparelhos foi financiada pela Fundação de Apoio à Saúde e Ensino Bonsucesso (FASEB).     

A Enfermaria de Curta Permanência é a grande mudança no atendimento aos usuários do HGB. Ela receberá os pacientes que necessitam de uma cirurgia de pequeno porte e que, após a operação, recebem alta rapidamente e não precisam ficar um longo tempo internados. Como o período de internação pode variar de 48 a 72 horas, o objetivo é diminuir o excesso de pessoas no pós-operatório, e deixar os leitos já existentes para os casos mais graves, agilizando o atendimento. Inicialmente, ela será utilizada pelos serviços de Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Urologia, Ortopedia e Clínica Geral, e posteriormente será ampliada para os demais setores da Unidade.

Convênio com o Banco de Olhos

O Serviço de Oftalmologia do HGB vai assinar um convênio com o Banco de Olhos do Rio de Janeiro - instituição responsável pela capacitação das doações, sua seleção, avaliação, preservação e armazenamento, distribuídos pelo Programa Rio Transplantes aos pacientes inscritos na lista de espera oficial.

O Banco de Olhos passará a funcionar no HGB, atendendo a portaria de nº 902 do Ministério da Saúde, que determina o funcionamento da instituição dentro de um estabelecimento hospitalar autorizado a realizar a retirada e o transplante de órgãos.

Voltar

21/04/2019 - INAUGURAÇÃO DE SERVIÇO

21/04/2019 - COLOCAÇÃO DE PRÓTESE FONATÓRIA

21/04/2019 - DIA DO OBSTETRA

21/04/2019 - AÇÃO INTEGRADA PARA HOSPITAIS FEDERAIS

09/04/2019 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

09/04/2019 - OUVIDORIA EM FOCO

 

HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
Av. Londres 616 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - CEP:21041-030

(21) 3977-9500
337273 visitantes