HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
 
Comunicação Social  Notícias |   Clipping | Vídeo | HFB Informa | Informe HFB
Home
O Hospital
Gestão
Centro de Estudos
Comunicação Social
CCIH
Ouvidoria
HFB Ciência
Sua Saúde
Links
Recursos Humanos
Programa de Diabetes


  você está aqui > Home > Comunicação Social > Notícias

11/21/2002

Campanha de prevenção contra tétano e hepatiteB



A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do HGB promoveu, de 18 a 24 de novembro, uma campanha de vacinação contra o tétano e a hepatite B. Destinada aos funcionários do Hospital, a campanha atendeu não somente os profissionais da área clínica – como os auxiliares, técnicos, enfermeiros e médicos – mas também os funcionários das firmas terceirizadas, como os da manutenção e da limpeza.

A Dr. Marisa Zenaide Ribeiro Gomes, presidente da CCIH, explica que todos aqueles que tomaram a vacina, não devem se esquecer de tomar as outras duas doses: "São três doses ao todo. A segunda deve ser tomada um mês depois da primeira e a última, seis meses após a segunda". A Dr.ª Marisa conta, ainda, que essas vacinas têm eficácia de 80% e que elas promovem a formação de anticorpos em níveis considerados necessários à proteção.

Suely Ramos, enfermeira, conta que campanhas como esta são muito importantes, já que previnem contra as infecções ocasionadas por algum acidente com material cortante. "A probabilidade de um profissional adquirir uma doença num acidente é muito grande, portanto o melhor é se prevenir", afirma. Segundo Suely, o posto de vacinação recebeu uma média de 15 pessoas por dia. Mas, para ela, este número ainda é pouco. "Todos os profissionais deveriam ter aderido à campanha", diz.

Nadja Ferreira, auxiliar de enfermagem da clínica médica, contou, enquanto aguardava a sua vez, que ela morre de medo de injeções: "Eu não gosto, se pudesse eu fugiria, mas eu trabalho numa área de risco e eu preciso me cuidar". Vania Guimarães Damasceno, chefe do Serviço de Nutrição, diz que "estas medidas são muito importantes, já que em um hospital como o HGB são tratados todos os tipos de doenças". Armando Ferreira, segurança, quando perguntado se estava com medo, respondeu: " que nada, isso não dói. E, além do mais, todos devem se prevenir", conclui.

A campanha foi realizada no prédio do Ambulatório, no posto de vacinação que fica no segundo andar, das 9:00h às 21:00h e, durante os dias 23 e 24, das 8:00h às 12:00h.

Voltar

09/04/2019 - OUVIDORIA EM FOCO

09/04/2019 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

05/04/2019 - NOTA ABERTA À POPULAÇÃO

30/11/2018 - PREOCUPAÇÃO COM A PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

09/11/2018 - DOAÇÃO DE SANGUE NO HFB

09/11/2018 - Novembro Azul conscientiza homens para prevenção do câncer de próstata.

 

HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
Av. Londres 616 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - CEP:21041-030

(21) 3977-9500
285214 visitantes