HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
 
Comunicação Social  Notícias |   Clipping | Vídeo | HFB Informa | Informe HFB
Home
O Hospital
Gestão
Centro de Estudos
Comunicação Social
CCIH
Ouvidoria
HFB Ciência
Sua Saúde
Links
Recursos Humanos
Programa de Diabetes


  você está aqui > Home > Comunicação Social > Notícias

11/22/2002

Dia do Doador Voluntário de Sangue

No dia 25 de novembro (segunda-feira) foi comemorado, em todo o país, o Dia do Doador Voluntário de Sangue. O objetivo é aumentar o número de pessoas que doam sangue regulamente e ressaltar a importância e a necessidade de se doar, pelo menos, duas vezes ao ano. No Brasil, menos de 2% da população têm este hábito, porém, segundo estatísticas da Organização Mundial da Saúde (OMS), são necessários de 3% a 5% dos habitantes do país, para manter os estoques regulares.

É necessário que as pessoas procurem o hemocentro de seu Estado – que são os responsáveis pela captação de sangue e pela distribuição entre as unidades de saúde da região – para fazerem a doação. Alguns hospitais também possuem sala de captação, o que aumenta o seu estoque. O Banco de Sangue do Hospital Geral de Bonsucesso (HGB) apenas recebe as doações vindas do HemoRio, e fica encarregado de armazenar o material e distribuir entre os setores do Hospital, de acordo a demanda. Para o HGB, que é uma unidade com uma grande emergência e que realiza transplantes renais, de fígado e de córnea, além de diversas outras cirurgias de alta complexidade, a necessidade de sangue é sempre muito grande.

Por estas características, os funcionários do Banco de Sangue do HGB realizam continuamente uma campanha de conscientização das pessoas que freqüentam o Hospital, através da distribuição de uma cartilha elaborada pela própria Unidade, com explicações sobre a doação. Para o dia 25 de novembro, foram afixados cartazes e uma faixa, para incentivar as pessoas a doarem sangue. É importante destacar que, no final do ano, os estoques dos hospitais costumam sofrer mais com a falta de sangue, por ser um período de férias, quando o número de doadores cai.

Para doar sangue é necessário ter entre 18 e 60 anos de idade, pesar acima de 50 quilos, estar gozando de bom estado de saúde, ter dormido normalmente na noite anterior, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas e evitar alimentos gordurosos. O doador poderá voltar a doar sangue a cada dois meses, se for homem, e três meses, se for mulher. Por ano, o número de doações não deve ser mais de quatro.

Local de doação: HemoRio – Rua Frei Caneca, 8 – Centro.

Horário de funcionamento: diariamente, das 7:00h às 18:00h – ou com hora marcada através do Disque Sangue (2240-2494), ligando entre 14:00h e 18:30h.

Voltar

09/04/2019 - OUVIDORIA EM FOCO

09/04/2019 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

05/04/2019 - NOTA ABERTA À POPULAÇÃO

30/11/2018 - PREOCUPAÇÃO COM A PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

09/11/2018 - DOAÇÃO DE SANGUE NO HFB

09/11/2018 - Novembro Azul conscientiza homens para prevenção do câncer de próstata.

 

HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
Av. Londres 616 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - CEP:21041-030

(21) 3977-9500
284727 visitantes