HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
 
Comunicação Social  Notícias |   Clipping | Vídeo | HFB Informa | Informe HFB
Home
O Hospital
Gestão
Centro de Estudos
Comunicação Social
CCIH
Ouvidoria
HFB Ciência
Sua Saúde
Links
Recursos Humanos
Programa de Diabetes


  você está aqui > Home > Comunicação Social > Notícias

12/11/2002

Projeto incentiva transplante hepático infantil no Rio



Para auxiliar no tratamento das crianças atendidas pelo Programa de Transplante Hepático Infantil do Hospital Geral de Bonsucesso (HGB), o Hospital e a Associação DOHE Fígado criaram o Projeto Parceiros da Vida. A proposta é sensibilizar as pessoas para que cada um se torne "padrinho" de uma criança e ajude financeiramente em seu tratamento, de acordo com os pacotes de necessidades fechados pelos médicos. Com esta iniciativa, as instituições pretendem dar um futuro melhor às crianças, assim como aumentar o número de transplantes de fígado infantis realizados no HGB. Qualquer pessoa pode ser voluntária, basta entrar em contato com a associação pelo telefone 3979-6017. O lançamento do projeto será no próximo dia 13 de dezembro, às 14:00h, na praça do HGB.

Segundo os médicos, nos pacotes estão contidos os itens que o paciente mais necessita, que são preparados de acordo com o perfil de cada um. Podem fazer parte desta listagem: kit cesta básica (para uma alimentação adequada); kit transporte (para a locomoção hospital-casa); adequação da moradia da criança (pequenas obras ou compra de cama nova, etc) e kit saúde (fraldas, remédios, exames, etc). Neste último, apenas são solicitados os itens que não são fornecidos pela rede pública de saúde, como medicamentos diuréticos, antibióticos, exame de ressonância nuclear magnética, entre outros. É importante lembrar que o SUS (Sistema Único de Saúde) fornece toda a medicação para os pacientes apenas enquanto eles estão internados nos hospitais, e os remédios imunosupressores para o tratamento pós- operatório (para evitar a rejeição do fígado).

A realização desse Projeto é fundamental, pois dados do Ministério da Saúde apontam a necessidade de 20 a 40 transplantes hepáticos pediátricos por ano, no Rio de Janeiro. Esse número pode aumentar em função da demanda reprimida no próprio Estado e dos estados vizinhos - São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul - que possuem pacientes do Rio em suas listas.

Voltar

09/04/2019 - OUVIDORIA EM FOCO

09/04/2019 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

05/04/2019 - NOTA ABERTA À POPULAÇÃO

30/11/2018 - PREOCUPAÇÃO COM A PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

09/11/2018 - DOAÇÃO DE SANGUE NO HFB

09/11/2018 - Novembro Azul conscientiza homens para prevenção do câncer de próstata.

 

HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
Av. Londres 616 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - CEP:21041-030

(21) 3977-9500
349199 visitantes