Foi realizada hoje (12/12), pelo Serviço de Ortopedia, uma vértebro plastia no paciente Ivanir Ramos, de 67 anos. Ele sofria de Mieloma Múltiplo, um tipo de câncer que infiltrou a décima vértebra torácica, causando a fratura da coluna. A intervenção, realizada no Centro Cirúrgico (Pr.1/5°andar), começou às 9:00h e durou uma hora.
Dr. Sérgio Gurgel, ortopedista do Hospital do Fundão e que participou da operação, explica que o paciente não estava em condições para submeter-se a uma cirurgia, e que por isso optou-se por esse tipo de biópsia. "Com a ajuda da radioscopia, aparelho que permite a visualização por meio de uma câmera, foi utilizada uma agulha que introduziu cimento ósseo dentro da vértebra fraturada", conta. De acordo com o Dr. Marcos Alves Correia, chefe da Ortopedia, esse procedimento, além de ser menos invasivo, visto que não se utiliza dos mesmos recursos de uma cirurgia convencional, serviu para amenizar a dor do paciente. "Ele sentia muita dor nas costas", afirma.
Segundo o Dr. Sérgio, esse tipo de cirurgia é indicado para "pessoas mais idosas e para aqueles que sofrem qualquer fratura patológica ou secundária, causada por doenças como, por exemplo, a osteoporose ou tumores".