HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
 
Comunicação Social  Notícias |   Clipping | Vídeo | HFB Informa | Informe HFB
Home
O Hospital
Gestão
Centro de Estudos
Comunicação Social
CCIH
Ouvidoria
HFB Ciência
Sua Saúde
Links
Recursos Humanos
Programa de Diabetes


  você está aqui > Home > Comunicação Social > Notícias

12/16/2002

Festa marca lançamento do Projeto Parceiros da Vida



Foi lançado, na sexta-feira (dia 13/12), na praça do HGB, o Projeto Parceiros da Vida, que auxiliará as crianças atendidas pelo Programa de Transplante Hepático Infantil do Hospital. O evento começou às 14:00h e contou com a presença de dezenas de pacientes e familiares que serão beneficiados pelo projeto, além dos presidentes da Associação DOHE Fígado e do Rio Transplante, Maria Luiza Mathias e Roberto Chabo, respectivamente. Uma série de discursos e homenagens marcaram a festa, que foi iniciada com a apresentação do Coral do HGB.

"O Serviço de Hepatologia já era referência para o atendimento, mas sonhamos mais alto e criamos o Programa de Transplante Hepático. Em pouco tempo, os resultados são evidentes. O Projeto Parceiros da Vida irá contribuir ainda mais para que possamos prestar uma assitência mais ampla e de maior qualidade" - disse o chefe do setor, Dr. João Luis Pereira, abrindo a festa. 

Em seguida, foi a vez do chefe do Serviço de Pediatria do HGB e um dos idealizadores do Parceiros da Vida, Dr. Giuseppe Santalucia falar à plateia: "espero que todos abracem a causa, não somente com contribuições financeiras, mas com muito empenho e trabalho". Após o pediatra, o Dr. Roberto Chabo contou o quanto se sentiu honrado em comparecer ao evento e fez questão de elogiar o trabalho do Dr. Victor Grabois frente à direção do Hospital e o de Maria Luiza no comando da Associação DOHE Fígado.

Emocionado, o Dr. Victor lembrou da primeira reunião do Programa de Transplante Hepático, há um ano atrás, e fez um balanço do trabalho da equipe: "os 12 transplantes que realizamos desde março são fruto de um esforço coletivo e de um grande compromisso que assumimos com a vida". Para o diretor, ver crianças como Natália, de dois anos, que recebeu uma parte do fígado de seu pai em recente cirurgia, totalmente recuperada é a recompensa para o trabalho. Entretanto, ele explica que "somente um hospital não é suficiente para resolver os casos de um estado do tamanho do Rio de Janeiro".

Já em seu lançamento, o projeto teve 100 cestas básicas doadas, todas pela Supergasbrás. Os pacientes Edjane Maria dos Santos, Célia Juazeiro, Shaienne Mello dos Santos, Jonathan dos Santos e Maria da Conceição de Souza receberam os alimentos em nome de todos os beneficiados pelo Parceiros da Vida.

Em seguida, a Dra. Elizabeth Balbi, coordenadora clínica da equipe de transplante, iniciou uma série de homenagens a todos os setores do HGB que de alguma forma contribuíram para o sucesso do Programa de Transplante Hepático. Nutricionistas, fisioterapeutas, biólogos, enfermeiros, residentes e médicos receberam flores pela competência, empenho e carinho com que prestam assistência aos pacientes.

Além de investimentos em dinheiro ou doações, o projeto pretende contar com a solidariedade de pessoas como Cláudia Duarte, que há três anos passou pelas dificuldades de ter um filho precisando de um doador. José Lucas Duarte Haddad, que hoje tem cinco anos, não teve a oportunidade de realizar sua cirurgia no Rio e teve que esperar mais de um ano na fila em São Paulo. Só sobreviveu porque seu pai doou, em 1999, uma parte de seu fígado para ele, em um transplante intervivos. "Eu tento usar a experiência que eu adquiri para ajudar outras famílias a superarem esse momento tão difícil" - conta Cláudia.

A expectativa, segundo o Dr. Lucio Pacheco, cirurgião da equipe de Transplante Hepático, é de que grandes empresas, a exemplo da Supergasbrás, colaborem com o Projeto Parceiros da Vida e viabilizem o aumento do número de cirurgias realizadas. "Além de financiar os custos do tratamento dos pacientes, seria interessante que houvesse um maior incentivo às doações de órgãos e investimentos em equipamentos. Em 2003, queremos, pelo menos, dobrar os 12 transplantes que fizemos este ano" - planeja.

Quem quiser ser voluntário deve entrar em contato com a Associação DOHE Fígado. O telefone é 3979-6017.

Saiba mais sobre o Projeto Parceiros da Vida

Voltar

09/04/2019 - OUVIDORIA EM FOCO

09/04/2019 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

05/04/2019 - NOTA ABERTA À POPULAÇÃO

30/11/2018 - PREOCUPAÇÃO COM A PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

09/11/2018 - DOAÇÃO DE SANGUE NO HFB

09/11/2018 - Novembro Azul conscientiza homens para prevenção do câncer de próstata.

 

HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
Av. Londres 616 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - CEP:21041-030

(21) 3977-9500
304905 visitantes