HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
 
Comunicação Social  Notícias |   Clipping | Vídeo | HFB Informa | Informe HFB
Home
O Hospital
Gestão
Centro de Estudos
Comunicação Social
CCIH
Ouvidoria
HFB Ciência
Sua Saúde
Links
Recursos Humanos
Programa de Diabetes


  você está aqui > Home > Comunicação Social > Notícias

007/009/2004

Serviço de Hemoterapia do HGB volta a receber doações de sangue

A partir da próxima semana, os usuários do Hospital Geral de Bonsucesso (HGB) que antes faziam doações no Hemocentro Coordenador do Estado do Rio (Hemorio), poderão fazê-las na própria Unidade. Inaugurado em maio deste ano, o Serviço de Hemoterapia Professor Pedro Clovis Junqueira do HGB funcionava apenas como unidade transfusional recebendo material do HEMORIO. Após sete anos sem a atividade, o Serviço que teve a obra financiada pela Fundação de Apoio à Saúde e Ensino Bonsucesso – FASEB, e o apoio da Direção do HGB, volta a realizar a coleta de sangue, no dia 12 de julho, começando pelas doações feitas por funcionários. 

 

Dra. Patrícia D’Ávila, há 11 anos no Hospital e atual chefe do Serviço, comentou o reinício da atividade. “Para mim, que vivi a experiência de vê-lo fechar, sua reabertura me deixa muito satisfeita. Foi um trabalho de equipe”, contou. A médica lembrou que receber doações e manter um estoque de sangue no HGB, é essencial para que todos os outros serviços sejam realizados com qualidade.

 

O médico-hemoterapeuta, Geraldo de Carvalho Silva Jr., vai orientar e supervisionar as coletas. Ele, que é novo na equipe, já trabalha há 12 anos na área, e também aposta na qualidade do Serviço “devido à seriedade do grupo que está sendo formado para trabalhar e também pelo apoio que recebemos”, disse.

 

Atividade irá começar pela sensibilização da população

 

Segundo Solange Simas Corrêa, coordenadora da Enfermagem do Serviço, o interessante da iniciativa, “além do gesto de solidariedade, é a sensibilização da população usuária do Hospital. Nós falamos para as pessoas a importância da doação”. Funcionária há 20 anos do HGB e dois destes dedicados ao recrutamento de doadores, Maria Alice C. Monteiro, coordenadora da Captação de Doadores, contou como funciona o trabalho: “Conversamos com as pessoas para que elas saibam que com este ato elas podem salvar várias vidas. É uma tarefa de informar e persuadir”, explicou.

 

Izilda Augusto dos Santos, responsável pelo Setor de Hemoterapia do Centro de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, viabilizou a parte legal para volta das atividades. Segundo Izilda, o novo espaço atenderá perfeitamente a demanda. “O banco possui uma moderna estrutura física e de automação (os equipamentos) que segue às normas exigidas pela Lei. Com isso, poderemos realizar um trabalho de alta qualidade”, justificou.

 

No dia da reabertura, somente funcionários do HGB farão doações, que serão abertas ao público a partir de terça-feira, dia 13 de julho. O Banco de Sangue funciona no térreo do prédio 4, de segunda à sexta-feira, das 08:00h às 12:00h.

Voltar

21/04/2019 - INAUGURAÇÃO DE SERVIÇO

21/04/2019 - COLOCAÇÃO DE PRÓTESE FONATÓRIA

21/04/2019 - DIA DO OBSTETRA

21/04/2019 - AÇÃO INTEGRADA PARA HOSPITAIS FEDERAIS

09/04/2019 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

09/04/2019 - OUVIDORIA EM FOCO

 

HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
Av. Londres 616 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - CEP:21041-030

(21) 3977-9500
336964 visitantes