HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
 
Comunicação Social  Notícias |   Clipping | Vídeo | HFB Informa | Informe HFB
Home
O Hospital
Gestão
Centro de Estudos
Comunicação Social
CCIH
Ouvidoria
HFB Ciência
Sua Saúde
Links
Recursos Humanos
Programa de Diabetes


  você está aqui > Home > Comunicação Social > Notícias

007/13/2004

Iniciada a captação de sangue no HGB



A partir desta semana, os usuários do Hospital Geral de Bonsucesso (HGB) que antes faziam doações no Hemocentro Coordenador do Estado do Rio (Hemorio), poderão fazê-las na própria Unidade. Reinaugurado em maio deste ano, o Banco de Sangue do HGB recebeu o nome de Serviço de Hemoterapia Professor Pedro Clovis Junqueira. Após sete anos sem realizar a atividade - funcionava apenas como unidade transfusional recebendo material do HEMORIO - o Serviço que teve a obra financiada pela Fundação de Apoio à Saúde e Ensino Bonsucesso – FASEB, e o apoio da Direção do HGB, voltou a realizar no dia 12 de julho, a coleta de sangue. Nesta segunda-feira, as doações foram apenas dos funcionários do Hospital, no dia seguinte a população já pode fazer doações.

 

A meta da Unidade é alcançar, no mínimo, 800 coletas mensais. Dr. Victor Grabois, diretor-geral do HGB enfatizou que com as doações “será possível realizarmos mais cirurgias, podendo aumentar em 25%, assim como, o número de transplantes realizados no Hospital, que neste ano já é 30% maior do que em 2003”, disse.

 

Dra. Patrícia d’Ávila, atual chefe do Serviço e há 11 anos no Hospital, comentou o reinício da atividade. “Para mim, que vivi a experiência de vê-lo fechar, sua reabertura me deixa muito satisfeita. Foi um trabalho de equipe”, contou A médica lembrou que receber doações e manter um estoque de sangue no HGB, é essencial para que todos os outros serviços sejam realizados com qualidade.

 

O médico-hemoterapeuta, Geraldo de Carvalho Silva Jr., vai orientar e supervisionar as coletas. Ele, que é novo na equipe, já trabalha há 12 anos na área, e também aposta na qualidade do Serviço “devido à seriedade do grupo que está sendo formado para trabalhar e também pelo apoio que recebemos”, disse.

 

Atividade começa com a participação de funcionários e sensibilização da população

 

O primeiro a doar sangue foi o biólogo, Sandro Nazer da Costa. Doador-voluntário e há dois anos trabalhando no HGB, ele estimula a participação dos demais profissionais da Unidade. “Já  estamos dentro do Hospital, não custa ajudarmos a salvar vidas dando nossa contribuição”, incentivou. Funcionários dos diferentes serviços da instituição também participaram da primeira fase da campanha.

 

Segundo Solange Simas Corrêa, coordenadora da Enfermagem do Serviço, "o interessante da iniciativa, além do gesto de solidariedade, é a sensibilização da população usuária do Hospital. Nós falamos para as pessoas a importância da doação”. Funcionária há 20 anos do HGB sendo dois destes dedicados ao recrutamento de doadores, Maria Alice C. Monteiro, coordenadora da Captação de Doadores, contou como funciona o trabalho: “Conversamos com as pessoas para que elas saibam que com este ato elas podem salvar várias vidas. É uma tarefa de informar e persuadir”, explicou.

 

Izilda Augusto dos Santos, responsável pelo Setor de Hemoterapia do Centro de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, viabilizou a parte legal para volta das atividades. Segundo Izilda, o novo espaço atenderá perfeitamente a demanda. “O banco possui uma moderna estrutura física e de automação (os equipamentos) que segue às normas exigidas pela legislação. Com isso, poderemos realizar um trabalho de alta qualidade”, justificou.

 

Doações da comunidade lotam Banco de Sangue

 

Foi grande o número de voluntários no primeiro dia de doação de sangue, aberto à comunidade, no Serviço de Hemoterapia do HGB. Desde o reinício de suas atividades, no dia 12 de julho, 123 pessoas doaram. Destas, 105 foram de voluntários, sendo que 18 para reposição – doação feita por pacientes da Unidade para repor o material já utilizado, a fim de evitar defasagem.

 

Dra. Patrícia mostrou-se satisfeita com o movimento dos voluntários. “A divulgação do nosso Banco fez com que inúmeros doadores viessem ao Hospital. Espero que continue sempre assim”, ressaltou. Segundo o médico-hematologista, Geraldo de Carvalho, responsável pelas coletas, dezenas de pessoas compareceram ao HGB. “Estamos nos empenhando para melhorar ainda mais o atendimento”, disse.

 

A enfermeira Maria Alice Monteira, responsável pela captação de doadores, que prestava este serviço há dois anos para o Hemorio e, atualmente capta pessoas para doarem no HGB, comentou sobre o primeiro dia de doação voltado à população. “O Banco de Sangue recebeu muitas pessoas hoje. Continuarei com o trabalho de captação. Estamos todos contentes”, disse.

 

A sala de espera do local é equipada com televisão, poltronas e até um aparelho de DVD, dando um conforto maior para quem aguarda o atendimento. Verônica Freire da Silva,19 anos, moradora de Bonsucesso, que veio na companhia da mãe, Maria do Carmo Freire da Silva, de 50 anos, estava nervosa porque doaria pela primeira vez. “Vim praticar esse gesto de solidariedade e cidadania. Estou um pouco ansiosa, mas é necessário doar, pois muita gente está precisando de sangue. Posso estar salvando uma vida também”, contou.

 

A maioria dos voluntários soube do Serviço pela televisão. Elaine Cristine de Jesus Vieira, 25 anos, residente em Bonsucesso, pela terceira vez doando, ela conta que “muitos necessitam de sangue para transfusões e cirurgias de urgência, é importante doar para auxiliar essas pessoas”. Após a coleta, os doadores receberam um café da manhã.

 

Dra. Patrícia ressalta que para ser doador o indivíduo deve ter entre 18 e 65 anos, ser saudável, pesar no mínimo 50kg, não ser usuário de drogas e não ter comportamento de risco. Quanto às mulheres voluntárias, elas não devem estar no período de gestação ou na amamentação. O Banco de Sangue funciona no térreo do prédio 4, de segunda à sexta-feira, das 08:00h às 12:00h.

 

Saiba mais sobre o Serviço de Hemoterapia Professor Pedro Clovis Junqueira e das últimas inaugurações do HGB clicando aqui.

Voltar

09/04/2019 - OUVIDORIA EM FOCO

09/04/2019 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

05/04/2019 - NOTA ABERTA À POPULAÇÃO

30/11/2018 - PREOCUPAÇÃO COM A PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

09/11/2018 - DOAÇÃO DE SANGUE NO HFB

09/11/2018 - Novembro Azul conscientiza homens para prevenção do câncer de próstata.

 

HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
Av. Londres 616 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - CEP:21041-030

(21) 3977-9500
349719 visitantes