HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
 
Comunicação Social  Notícias |   Clipping | Vídeo | HFB Informa | Informe HFB
Home
O Hospital
Gestão
Centro de Estudos
Comunicação Social
CCIH
Ouvidoria
HFB Ciência
Sua Saúde
Links
Recursos Humanos
Programa de Diabetes


  você está aqui > Home > Comunicação Social > Notícias

007/16/2004

Banco de Sangue do HGB supera expectativas

Por Ana Elisa Moraes



Na primeira semana de coleta de sangue do Serviço de Hemoterapia do Hospital Geral de Bonsucesso (HGB) cerca de 200 voluntários participaram da campanha. Deste grupo 7% foi para reposição – doação feita por pacientes da Unidade para repor o material já utilizado, a fim de evitar defasagem. Dra. Patrícia d’Ávila, atual chefe do Serviço e há 11 anos no Hospital, comentou a participação dos doadores. “Os números estão ótimos, tenho certeza que vou conseguir atingir a meta de 800 coletas no mês”, comemorou.

Reinaugurado em maio deste ano, após sete anos sem realizar a atividade funcionava apenas como unidade transfusional recebendo hemocomponentes do HEMORIO - o Serviço, que teve a obra financiada pela Fundação de Apoio à Saúde e Ensino Bonsucesso (FASEB) e o apoio da Direção do HGB, voltou a realizar, no dia 12 de julho, a captação de sangue. Na segunda-feira, as doações foram apenas dos funcionários do Hospital e no dia seguinte a coleta já contou com a participação da população.

 

Entre os voluntários, o Serviço está recebendo pessoas de diferentes bairros da cidade e que doaram pela primeira vez, como por exemplo, a estudante Paula de Araújo Campos, 20 anos, moradora de Jardim América. “No começo, antes de vir ao hospital, tive um pouco de medo, mas depois recebi o incentivo de dois amigos da universidade que me explicaram que a atividade era tranqüila”, confirmou. Paulo Sérgio da Conceição, 33 anos, morador do Caju, já doa há três anos. “Sei a importância de uma campanha como esta”, declarou.

 

Para ser doador, Dra. Patrícia ressalta que a pessoa deve ter entre 18 e 65 anos, ser saudável, pesar no mínimo 50kg, não ser usuário de drogas e não ter comportamento de risco. Quanto às mulheres voluntárias, elas não devem estar no período de gestação ou na amamentação. O Banco de Sangue funciona no térreo do prédio 4, de segunda à sexta-feira, das 08:00h às 12:00h.

 

Saiba mais sobre o Serviço de Hemoterapia Professor Pedro Clovis Junqueira e das últimas inaugurações do HGB. Leia outras notícias sobre a campanha “Doe Sangue no HGB”.

Voltar

21/04/2019 - INAUGURAÇÃO DE SERVIÇO

21/04/2019 - COLOCAÇÃO DE PRÓTESE FONATÓRIA

21/04/2019 - DIA DO OBSTETRA

21/04/2019 - AÇÃO INTEGRADA PARA HOSPITAIS FEDERAIS

09/04/2019 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

09/04/2019 - OUVIDORIA EM FOCO

 

HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
Av. Londres 616 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - CEP:21041-030

(21) 3977-9500
337297 visitantes