HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
 
Comunicação Social  Notícias |   Clipping | Vídeo | HFB Informa | Informe HFB
Home
O Hospital
Gestão
Centro de Estudos
Comunicação Social
CCIH
Ouvidoria
HFB Ciência
Sua Saúde
Links
Recursos Humanos
Programa de Diabetes


  você está aqui > Home > Comunicação Social > Notícias

007/23/2004

Profissionais do HGB participam da HumanizaRio



O Hospital Geral de Bonsucesso (HGB) participou na última quinta-feira, 22 de julho, da 1ª Oficina HumanizaRio realizado no Instituto nacional do Câncer (INCA). Profissionais e chefes de serviços do HGB estiveram presentes ao evento, onde foram discutidas questões sobre a Política Nacional de Humanização (PNH) na rede pública de saúde do Estado do Rio de Janeiro.

A abertura do evento foi feita pela coordenadora nacional do PNH, Regina Benevides, que esclareceu a principal proposta da Política: criar condições para que a saúde possa ser garantida a todos com igualdade, qualidade e humanização. Em seguida, foi a vez do Dr. Gilberto Scarazatti, coordenador e consultor do Qualisus no Rio de Janeiro, e da consultora da PNH, Cláudia Abbês, mencionarem a expectativa criada em torno do HumanizaRio como um grande passo para a melhoria assistencial nos hospitais públicos.

Arquitetura é o foco do primeiro dia de evento

Após a apresentação da “Mesa de Abertura”, teve início a palestra: “Arquitetura e Humanização: o Conceito de Ambiência”, onde o foco principal foi a arquitetura hospitalar no campo da política de humanização. A Mesa 1, composta pelos arquitetos Luiz Carlos Toledo, diretor da Mayerhofer & Toledo Arquitetura, Planejamento e Consultoria Ltda.; e Mirela Pilon Pessatti, arquiteta da Santa Casa de Limeira, em São Paulo; e pelo professor do Instituto de Medicina Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (IMS-UERJ), Rubens Araújo de Mattos, buscou formular propostas e ofertas concretas a PNH, principalmente no que diz respeito à ambiência das instituições de Saúde.

Ao término das apresentações propostas, teve início um grande debate da mesa com os participantes, e o primeiro a expor o ponto de vista foi o Dr. Júlio Lohman, coordenador do grupo de humanização do HGB. Segundo ele, “tecnologia, arquitetura e engenharia são ferramentas importantes, mas o principal é a relação médico-paciente, prestando um atendimento com mais carinho e atenção ao usuário. Isso é humanização”, concluiu o médico, aplaudido pelo auditório.

O primeiro dia do HumanizaRIO foi encerrado pela Mesa 2, composta pelos arquitetos Antônio Pedro Alves de Carvalho, coordenador da Pós-Graduação da Universidade Federal da Bahia; e Irineu Breitman, diretor dos Hospitais S/C Ltda., de Porto Alegre-RS.

Arquiteta do HGB elogia propostas apresentadas

A arquiteta responsável pelas obras no HGB, Theresa Gould esteve presente ao evento e elogiou as propostas traçadas na apresentação dos palestrantes. Segundo Thereza, “para a criação de espaços de saúde humanizados é fundamental que haja um entendimento estreito entre os profissionais de saúde e o arquiteto, acompanhado de uma observação atenta do usuário”.

O HumanizaRIO continuou nesta sexta-feira, dia 23 de julho, com oficinas de trabalho a partir de três eixos temáticos: Clínica Ampliada; Acolhimento com Classificação de Risco; e Processos de Co-gestão.

Fizeram parte da delegação do HGB os seguintes profissionais: Dra. Cristina Ortiz, diretora médico-assistencial; Dr. Jorge Vilela, chefe do Serviço de Emergência; Márcia Natal, chefe do Serviço de Psicologia; Ademar Peixoto Granado, chefe da Equipe de Enfermagem da Emergência; Dr. Antônio Paulo Dias Pereira, coordenador das Clínicas Cirúrgicas da Emergência; Ângela Petersohn, chefe do Serviço de Saúde Comunitária; Ruth Feijão, chefe do Serviço de Hotelaria; Dra. Ana Cecília Faveret, assessora de planejamento; Dr. Júlio Lohmann e Arlene Gidra Gomes, coordenadores da Humanização Hospitalar; Theresa Gould, arquiteta, e Jonas Vilhena, engenheiro.

Voltar

09/04/2019 - OUVIDORIA EM FOCO

09/04/2019 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

05/04/2019 - NOTA ABERTA À POPULAÇÃO

30/11/2018 - PREOCUPAÇÃO COM A PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

09/11/2018 - DOAÇÃO DE SANGUE NO HFB

09/11/2018 - Novembro Azul conscientiza homens para prevenção do câncer de próstata.

 

HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
Av. Londres 616 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - CEP:21041-030

(21) 3977-9500
349598 visitantes