HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
 
Comunicação Social  Notícias |   Clipping | Vídeo | HFB Informa | Informe HFB
Home
O Hospital
Gestão
Centro de Estudos
Comunicação Social
CCIH
Ouvidoria
HFB Ciência
Sua Saúde
Links
Recursos Humanos
Programa de Diabetes


  você está aqui > Home > Comunicação Social > Notícias

008/18/2004

Banco de Olhos será inaugurado no HGB

Funcionando desde junho no Hospital Geral de Bonsucesso (HGB), o Banco de Olhos do Rio de Janeiro será inaugurado oficialmente hoje, dia 20 de agosto, às 14:00h. O acordo, firmado em dezembro do ano passado, atende a Portaria 902 do Ministério da Saúde (MS), que determina o funcionamento do órgão dentro de um estabelecimento hospitalar. O Banco de Olhos é responsável por captar, preservar, avaliar, armazenar e liberar para o RioTransplante as córneas do doador-cadáver.

As novas instalações estão localizadas no 2º andar, do Prédio 3, e toda adequação física custou R$ 60 mil, financiada pela própria instituição, única no estado do Rio de Janeiro. Com a mudança para o HGB, o Banco de Olhos estará oficialmente atendendo a portaria do MS e poderá receber recursos do Ministério pelos procedimentos adotados.

Segundo a diretora-administrativa do Banco, Ana Paula Martins, “é importante estarmos situados dentro de um hospital de grande porte como o HGB, que é reconhecido principalmente por ser referência em transplantes. Isso com certeza irá trazer mais visibilidade para o Banco de Olhos”, afirmou. A equipe do Banco possui agentes de captação localizados nos hospitais estaduais Adão Pereira Nunes (Saracuruna), Albert Schweitzer e Getúlio Vargas, e também nas comunidades próximas as instituições, onde os agentes fazem a abordagem das famílias para tentar captar doadores.

Cadastro visa a captação de futuros doadores

Até o mês de julho deste ano o Banco conseguiu 149 doadores e 296 córneas, e foram realizados 104 transplantes em todo o estado. Para tentar aumentar esses números o Banco de Olhos está fazendo o cadastramento de futuros doadores e fornecendo a todos uma carteirinha de identificação, que permitirá acompanhar e manter informados os cadastrados. Segundo o responsável técnico do Banco, Dr. Eduardo Laboissiére, “é essencial investir na captação de potenciais doadores para que possamos ajudar mais pessoas, e é isso que estamos tentando fazer”, concluiu o médico.

Quem quiser se cadastrar como doador pode entrar em contato com a Central do Banco de Olhos pelo telefone 3882-1285. O atendimento é diário e funciona 24 horas.

Voltar

09/04/2019 - OUVIDORIA EM FOCO

09/04/2019 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

05/04/2019 - NOTA ABERTA À POPULAÇÃO

30/11/2018 - PREOCUPAÇÃO COM A PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

09/11/2018 - DOAÇÃO DE SANGUE NO HFB

09/11/2018 - Novembro Azul conscientiza homens para prevenção do câncer de próstata.

 

HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
Av. Londres 616 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - CEP:21041-030

(21) 3977-9500
304709 visitantes