HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
 
Comunicação Social  Notícias |   Clipping | Vídeo | HFB Informa | Informe HFB
Home
O Hospital
Gestão
Centro de Estudos
Comunicação Social
CCIH
Ouvidoria
HFB Ciência
Sua Saúde
Links
Recursos Humanos
Programa de Diabetes


  você está aqui > Home > Comunicação Social > Notícias

008/19/2004

Transplantes de sucesso



Após ter passado por um transplante renal há 20 anos, Maurício Jambo Benamor, de 41 anos, passou por outro, desta vez, hepático, no final de julho deste ano. Nas duas cirurgias, o doador foi seu irmão Celso Jambo Benamor, de 42 anos, que já tinha doado um rim e, agora, doou parte do fígado, em procedimento realizado no Hospital Geral de Bonsucesso (HGB). Maurício mora em Brasília e Celso em Alagoas, e vieram ao Rio especialmente para fazer a cirurgia no HGB. “Não existe registro na literatura brasileira da realização de dois transplantes com o mesmo doador vivo para o mesmo receptor. Por isso, pode ser considerado inédito no país”, afirma Dr. Alexandre Cerqueira, um dos médicos da equipe de transplante hepático.

 

O primeiro transplante foi realizado no Hospital São Vicente de Paula, em 1964, por uma equipe chefiada pela Dra. Deise de Boni Monteiro de Carvalho, que também é chefe da Unidade de Transplante Renal do HGB. E o segundo, foi no HGB, feito pela equipe de transplante hepático, no último dia 27 de julho. Ambos os pacientes passam bem e já receberam alta. “Maurício não teve nenhum tipo de rejeição, pelo fato dele já ter recebido um órgão da mesma pessoa há anos atrás, ele já tinha os anticorpos necessários”, explica Dra. Aline Peixoto, clínica da equipe.

 

Para a família dos irmãos Benamor, a divulgação de histórias como a deles ajudam à conscientização da população para a doação de órgãos. “Muitas pessoas têm medo de doar, e com as campanhas, se auxilia no aumento dos transplantes“, conclui Cristina, irmã dos dois. Para Maurício, “a atitude do meu irmão foi um ato de heroísmo. Ele me salvou duas vezes, sempre vou ser grato a ele”, declarou. “Fui destinado a ajudá-lo”, concluiu Celso.

 

Divulgação auxilia em outras histórias de transplantes

 

Em maio deste ano, foi realizada a 1ª Caminhada do Transplante de Hepático do HGB, na praia de Copacabana, que contou com a presença dos atores Norton Nascimento e Roberta Cipriani – uma campanha que teve grande divulgação na mídia. No dia do evento, o paciente Silvio José de Oliveira, de 47 anos, fez um apelo pela doação de órgãos na imprensa, e no último dia 6 de agosto, ele conseguiu o órgão de um doador-cadáver e foi submetido ao transplante de fígado, após 2 anos de espera. “Ele parecia que tinha sido chamado para uma festa. Estava muito feliz, e hoje, está muito bem após a cirurgia. A divulgação ajudou nesse e em muitos outros transplantes, pois conscientiza as pessoas da importância”, conta Gizelda Alves Lage, esposa de Silvio.

Voltar

21/04/2019 - INAUGURAÇÃO DE SERVIÇO

21/04/2019 - COLOCAÇÃO DE PRÓTESE FONATÓRIA

21/04/2019 - DIA DO OBSTETRA

21/04/2019 - AÇÃO INTEGRADA PARA HOSPITAIS FEDERAIS

09/04/2019 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

09/04/2019 - OUVIDORIA EM FOCO

 

HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
Av. Londres 616 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - CEP:21041-030

(21) 3977-9500
337254 visitantes