HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
 
Comunicação Social  Notícias |   Clipping | Vídeo | HFB Informa | Informe HFB
Home
O Hospital
Gestão
Centro de Estudos
Comunicação Social
CCIH
Ouvidoria
HFB Ciência
Sua Saúde
Links
Recursos Humanos
Programa de Diabetes


  você está aqui > Home > Comunicação Social > Notícias

008/18/2004

Sexualidade e contracepção na adolescência



Integrantes da equipe do Ambulatório de Adolescentes do HGB ministraram, no dia 18 de agosto, a palestra “Sexualidade e Contracepção na Adolescência”. O evento contou com as presenças da ginecologista Dra. Sandra de Morais Pereira; da pediatra, Dra. Rosangela Magalhães e da endocrinologista, Dra. Marilena Afradique, além de outros profissionais de saúde, pais e usuários da Unidade.

Durante o encontro, foi exibido um vídeo em que foram abordadas questões relacionadas ao adolescente e à sexualidade. Em seguida, foram apresentados os métodos contraceptivos que podem ser utilizados, como: diafragma, camisinhas (femininas e masculinas), pílulas, anel genital, adesivo, entre outros. “O conhecimento do próprio corpo é importante. É nesta fase que o desenvolvimento hormonal acontece”, ressaltou a Dra. Sandra.

A Dra. Marilena ressaltou a importância de usar os métodos para a prevenção da AIDS e das doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), além de evitar a gravidez precoce. “O casal deve se respeitar e se precaver. É importante que se entendam”, alertou a médica. O ciclo menstrual, as fases do desenvolvimento hormonal e o “ficar”, fase onde há grande troca de parceiros, também foram lembrados pela médica.

No final do encontro, foram sanadas as dúvidas do público. Algumas adolescentes falaram sobre como é ser mãe, nesta fase. “Engravidei com 14 anos e fui morar junto com o meu marido. Hoje tenho 16 e estou muito feliz, mas não gostaria de ter outro filho”, disse a adolescente T. E. P. A jovem J. F. R., de 18 anos, também citou uma questão importante, “Algumas adolescentes acham que engravidar é uma estratégia de matrimônio, mas isso nem sempre acontece, pois o homem abandona logo”, disse.

Voltar

21/04/2019 - INAUGURAÇÃO DE SERVIÇO

21/04/2019 - COLOCAÇÃO DE PRÓTESE FONATÓRIA

21/04/2019 - DIA DO OBSTETRA

21/04/2019 - AÇÃO INTEGRADA PARA HOSPITAIS FEDERAIS

09/04/2019 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

09/04/2019 - OUVIDORIA EM FOCO

 

HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
Av. Londres 616 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - CEP:21041-030

(21) 3977-9500
336490 visitantes