HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
 
Comunicação Social  Notícias |   Clipping | Vídeo | HFB Informa | Informe HFB
Home
O Hospital
Gestão
Centro de Estudos
Comunicação Social
CCIH
Ouvidoria
HFB Ciência
Sua Saúde
Links
Recursos Humanos
Programa de Diabetes


  você está aqui > Home > Comunicação Social > Notícias

008/20/2004

Inaugurado o Banco de Olhos no HGB



Foi inaugurado, oficialmente, nesta sexta-feira, dia 20 de agosto, as novas instalações do Banco de Olhos do Rio de Janeiro, no Hospital Geral de Bonsucesso (HGB), para atender a Portaria 902 do Ministério da Saúde (MS), que determina o funcionamento do órgão dentro de um estabelecimento hospitalar.

 

A inauguração contou com a presença do diretor-geral do HGB, Dr. Victor Grabois, que abriu a solenidade dizendo que “é uma satisfação muito grande receber dentro do Hospital uma instituição como o Banco de Olhos, e poder ajudar a acabar com a fila por espera de transplantes no nosso estado. Isso sem contar que a cada nova investida, o HGB está se firmando cada vez mais como um centro de referência em transplantes”, afirmou.

 

Também estiveram presentes ao evento o presidente do Banco de Olhos, Luiz Alberto Molina e o presidente da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, Dr. Paulo César Fontes, além de diversos chefes de serviços e funcionários das duas instituições. De acordo com o diretor-técnico do Banco, Dr. Eduardo Laboissiére, “o fato do estarmos funcionando dentro de uma instituição com o porte do HGB, que é credenciado pelo Sistema Nacional de Transplante (SNT), irá trazer maior credibilidade ao nosso trabalho. Além disso, teremos uma maior visibilidade na mídia, o que poderá aumentar a nossa captação por doadores”, explicou o médico.

 

Banco de Olhos trabalha em parceria com o RioTransplante

 

O Banco de Olhos trabalha em parceria com o RioTransplante, e é responsável por captar, preservar, avaliar, armazenar e liberar as córneas do doador-cadáver. Já o RioTransplante, fica com a função de coordenar a lista única do estado. Só esse ano, até o mês de julho, o Banco conseguiu 149 doadores e 296 córneas, com isso, foram realizados 104 transplantes em todo o estado. Com as novas instalações da instituição dentro do HGB, a previsão é de que o número de transplante até o final do ano aumente de 30% à 40%, em relação ao números atuais. Quem quiser se cadastrar como doador pode entrar em contato com a Central do Banco de Olhos pelo telefone 3882-1285. O atendimento é diário e funciona 24 horas.

 

Voltar

09/04/2019 - OUVIDORIA EM FOCO

09/04/2019 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

05/04/2019 - NOTA ABERTA À POPULAÇÃO

30/11/2018 - PREOCUPAÇÃO COM A PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

09/11/2018 - DOAÇÃO DE SANGUE NO HFB

09/11/2018 - Novembro Azul conscientiza homens para prevenção do câncer de próstata.

 

HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
Av. Londres 616 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - CEP:21041-030

(21) 3977-9500
285128 visitantes