HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
 
Comunicação Social  Notícias |   Clipping | Vídeo | HFB Informa | Informe HFB
Home
O Hospital
Gestão
Centro de Estudos
Comunicação Social
CCIH
Ouvidoria
HFB Ciência
Sua Saúde
Links
Recursos Humanos
Programa de Diabetes


  você está aqui > Home > Comunicação Social > Notícias

008/27/2004

HGB participa do 42º Congresso Científico do HUPE



O diretor-geral do Hospital Geral de Bonsucesso (HGB), Dr. Victor Grabois, participou no dia 25 de agosto, de uma das mesas-redondas do 42º Congresso Científico do Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE) que está sendo realizado nesta semana. No evento, cujo tema principal é "Oncologia: Uma abordagem multidisciplinar", Dr. Victor falou sobre o Centro de Alta Complexidade em Oncologia (CACON) de nível I implantado no HGB.

Dr. Victor, em sua apresentação relatou o que foi realizado no Hospital, como por exemplo: a reformulação do laboratório de Anatomia Patológica em 2002 e a recomposição da equipe em 2004, com processo de contratação seletiva. Além disso, o diretor apontou as dificuldades encontradas por falta de recursos, mostrou a situação atual que teve saldos positivos em relação aos anos anteriores - 960 pacientes atendidos, em 2003, e 865 atendidos, até julho de 2004.

Participaram da mesa, representantes de hospitais universitários: Dra. Ana Cristina de Gouveia Magalhães, diretora-médica do Clementino Fraga Filho (UFRJ); Dr. Lúcio Caparelli, do Antônio Pedro (UFF); e Dr. Pedro Eder, do Gaffrée Guinle (UNIRIO). Além do HGB, houve também a apresentação do Instituto Nacional do Câncer (INCA) representado pela expositora e coordenadora do projeto Expande-Comprevi, Dra. Roseli Magalhães.

O diretor-geral do HUPE, Carlos Eduardo de Andrade Coelho, abriu o evento e, em seguida, Dra. Roseli, demonstrou através de pesquisas, números e índices de casos de câncer. A expositora também falou das dificuldades no sistema, das formas de prevenção e controle da doença, citou os tipos de tratamento e a importância de acordo com a necessidade do paciente, entre outros temas. "Para implantar o CACON, o hospital interessado precisa ter estrutura, dispor de equipamentos e exames, além de possuir Oncologia Clínica, Radioterapia, Cirurgia Oncológica e Cuidados Paliativos", ressaltou. "Atender bem o paciente significa dar atendimento completo", acrescentou. Cada representante falou das dificuldades e das mudanças realizadas nas Unidades para manter o CACON e da experiência de implantação do Centro.

Nos demais dias do evento, além das mesas-redondas, estão sendo promovidas conferências, cursos pré-congresso, campanhas para a comunidade, entre outras atividades. O 42º Congresso Científico do Hospital Universitário Pedro Ernesto irá terminar nesta sexta, 27 de agosto.

Voltar

09/04/2019 - OUVIDORIA EM FOCO

09/04/2019 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

05/04/2019 - NOTA ABERTA À POPULAÇÃO

30/11/2018 - PREOCUPAÇÃO COM A PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

09/11/2018 - DOAÇÃO DE SANGUE NO HFB

09/11/2018 - Novembro Azul conscientiza homens para prevenção do câncer de próstata.

 

HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
Av. Londres 616 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - CEP:21041-030

(21) 3977-9500
349729 visitantes