HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
 
Comunicação Social  Notícias |   Clipping | Vídeo | HFB Informa | Informe HFB
Home
O Hospital
Gestão
Centro de Estudos
Comunicação Social
CCIH
Ouvidoria
HFB Ciência
Sua Saúde
Links
Recursos Humanos
Programa de Diabetes


  você está aqui > Home > Comunicação Social > Notícias

008/30/2004

Lançamento do HGB Solidário



Interesses cívicos, educacionais, culturais, entre outros motivos, levam pessoas a dedicar parte do seu tempo a exercer atividades que visam o bem-estar social, sem qualquer tipo de remuneração. Este é o trabalho voluntário. A atividade já existe no HGB, exemplos disso são o Projeto Biblioteca Viva e o Paciente Antenado. Para organizar estas e as demais ações da área que são desenvolvidas na Unidade, foi lançado, no dia 27 de agosto, o Programa de Voluntariado da Unidade, "HGB Solidário". Estiveram presentes ao evento representantes do Instituto Nacional do Câncer (INCA), da ONG RIOVOLUNTÁRIO, da Fundação Rotary Club, Banco do Brasil, instituições parceiras do Hospital, além de voluntários e demais profissionais do HGB.

As diretrizes do Programa foram apresentadas pela coordenadora-executiva, a socióloga Angela Petersohn, que também é responsável pelo Serviço de Saúde Comunitária do Hospital. Angela explicou que o "HGB Solidário" vai ajudar aos serviços oferecidos pela Unidade, dando suporte às necessidades complementares, e ao bem-estar físico, psíquico e social dos usuários. Todo o recurso financeiro do Programa, que virá através de doações de bens móveis e imóveis ou de vendas de objetos será gerido pela Fundação de Apoio e Ensino Bonsucesso (FASEB).

Alexandra de Vries, da ONG RIOVOLUNTÁRIO, em sua exposição, explicou como funciona a entidade, os mecanismos necessários para capacitação dos voluntários e de instituições. Serão criadas subcoordenações, por áreas de atuação, para desenvolvimento de projetos e ações para captação de recursos, gerenciamento, prestação de contas, supervisão, acompanhamento e controle.

Ana Paula Matos, do INCA, abordou as diferentes formas do voluntariado da instituição que vão desde o acolhimento, cuidados gerais, até a visitas domiciliares. "Às vezes o voluntário não tem o perfil para estar em contato direto com o paciente, mas sim em outras áreas, como no atendimento ao doador e ajudando no controle do estoque, e estas também são áreas importantes", destacou.

Equipe do Programa é formada por diferentes profissionais

A coordenação geral da equipe do HGB Solidário é feita pela Dra. Carleuza Mourão, diretora-adjunta do Hospital. Integram o grupo: Regina Caetano, chefe da Divisão de Enfermagem; Adélia Louzada, presidente do Centro de Estudos; Arlene Gidra, uma das coordenadoras do Programa de Humanização; Ruth Feijão, chefe da Divisão de Hotelaria. Além de Claudia Le Cocq, coordenadora do Comitê do Programa Fome Zero; Ivonete Casalechi, assistente social; Roselane Acioli, chefe da Ouvidoria; Márcia Natal, chefe da Psicologia; e Dr. Julio Lohmann, um dos coordenadores do Programa de Humanização que também participam da equipe.

Entre as atividades dos voluntários, se destacam: a captação de doadores de sangue e de órgãos e a formação de grupos de recreação e musicais. O "HGB Solidário" também propõe a criação de programas para desenvolvimento das estratégias e ações, como: Seleção e Treinamento (com apoio do Serviço de Psicologia); Cuidadores para Pacientes em Atendimento Domiciliar; Apoio a Pacientes Internos. Além do Apoio ao Acolhimento (atividades de humanização da assistências); Capacitação e Readaptação para Suporte à Sobrevivência de Pacientes Crônicos (atividades laborais, educativas e culturais); Captação de Recursos Financeiros e Materiais para Custeio das Ações; Apoio e Incentivo à Atividade Voluntária.

Voluntários do HGB contam suas experiências

Dalva Angelina lembra que "não basta querer ser, mas também poder ser um voluntário. Se não é o momento adequado, a pessoa pode se preparar para sê-lo futuramente", comentou. Desde que entrou no hospital ela já doava uma parte de seu tempo à atividade. Assistente social, Dalva passou um pouco de sua experiência como voluntária na Emergência e, atualmente, coordena a Feira de Talentos e o "Projeto Parabéns Pra Você" da Unidade.

Maria Nazareth ainda é principiante no grupo. "Estou há um mês na ‘Biblioteca Viva’ e também no "Paciente Antenado", e me sinto muito bem. Ser voluntário é doar com amor e carinho o nosso tempo a quem precisa", disse.

Edina Sodré dos Santos está desde março no HGB, ela conta o que é ser voluntária: "é ter amor em realizar e principalmente desejar fazer alguém feliz, sempre com compromisso. O retorno que temos é o agradecimento da pessoa e percebermos que as deixamos melhor", salientou.

Para saber mais sobre o Programa de Voluntariado da Unidade e como colaborar, o interessado deve procurar o Serviço de Saúde Comunitária da Unidade, no prédio 4/3º andar. Informações pelo telefone: 3977-9561. Clique aqui e conheça a Lei do Voluntariado.

Voltar

09/04/2019 - OUVIDORIA EM FOCO

09/04/2019 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

05/04/2019 - NOTA ABERTA À POPULAÇÃO

30/11/2018 - PREOCUPAÇÃO COM A PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

09/11/2018 - DOAÇÃO DE SANGUE NO HFB

09/11/2018 - Novembro Azul conscientiza homens para prevenção do câncer de próstata.

 

HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
Av. Londres 616 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - CEP:21041-030

(21) 3977-9500
285483 visitantes