HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
 
Comunicação Social  Notícias |   Clipping | Vídeo | HFB Informa | Informe HFB
Home
O Hospital
Gestão
Centro de Estudos
Comunicação Social
CCIH
Ouvidoria
HFB Ciência
Sua Saúde
Links
Recursos Humanos
Programa de Diabetes


  você está aqui > Home > Comunicação Social > Notícias

10/005/2004

Comissão Interministerial do MEC e do MS visita HGB



Nos dias 4 e 5 de outubro, representantes da Comissão Interministerial do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Saúde (MS) estiveram no HGB, para o processo de reconhecimento da Unidade como Hospital de Ensino. Durante o encontro, foram visitados alguns serviços e realizadas reuniões do grupo e representantes das comissões científicas do Hospital.

No primeiro dia, a comissão formada por Karla Larica e Marta Peralba, do MS; e Mariléia Rodegheri, do MEC se reuniu com as direções geral e executiva do HGB, bem como membros do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento (CEA) e da Direção de Ensino e Pesquisa da Unidade. Em seguida, visitaram: a Central de Esterilização, o Centro Cirúrgico, os serviços de Patologia Clínica, Emergência e de Anatomia Patológica e o CEA.

Segundo o diretor-geral do HGB, Dr. Victor Grabois, "o documento abrirá perspectivas de desenvolvimento de programas de ensino, inclusive de pós-graduação, senso-strictu (mestrado e doutorado) e sensu-lato (especialização)". E acrescenta "que a certificação também favorecerá a participação do HGB em estudos multicêntricos patrocinados pelo MS e por outras instituições".

Para que o HGB receba a certificação, deve possuir os critérios mínimos exigidos na Portaria Interministerial n.º 1.005/MEC/MS. Um exemplo deles é dispor de programa institucional de desenvolvimento de docentes, preceptores, profissionais técnico-assistenciais, gerentes e profissionais de nível técnico, por iniciativa própria ou por meio de convênio com instituição de ensino superior.

Reuniões marcaram o segundo dia da visita

No dia seguinte, 5 de outubro, a delegação interministerial contou com a presença de Celso Santanna, do MEC e todos participaram de encontros com representantes dos preceptores, médicos-residentes, estudantes e coordenadores dos cursos de graduação que utilizam o Hospital como local para aulas práticas.

À tarde, o grupo se reuniu com os integrantes das comissões de Farmacovigilância, Tecnologia, Hemovigilância, Documentação Médica e Estatística, além da Ética em Pesquisa, de Controle de Infecção Hospitalar e a gerente de Recursos Humanos, Arlene Gidra. A visita à Unidade terminou com uma reunião com os gestores estadual e municipal.

Voltar

21/04/2019 - INAUGURAÇÃO DE SERVIÇO

21/04/2019 - COLOCAÇÃO DE PRÓTESE FONATÓRIA

21/04/2019 - DIA DO OBSTETRA

21/04/2019 - AÇÃO INTEGRADA PARA HOSPITAIS FEDERAIS

09/04/2019 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

09/04/2019 - OUVIDORIA EM FOCO

 

HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
Av. Londres 616 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - CEP:21041-030

(21) 3977-9500
336818 visitantes