HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
 
Comunicação Social  Notícias |   Clipping | Vídeo | HFB Informa | Informe HFB
Home
O Hospital
Gestão
Centro de Estudos
Comunicação Social
CCIH
Ouvidoria
HFB Ciência
Sua Saúde
Links
Recursos Humanos
Programa de Diabetes


  você está aqui > Home > Comunicação Social > Notícias

10/13/2004

Dia do Fisioterapeuta



Nesta quarta-feira, dia 13 de outubro, é comemorado o Dia do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional, data que marca o aniversário da regulamentação das profissões, em 1969. A Fisioterapia é uma ciência voltada para a prevenção, o tratamento e a reabilitação de distúrbios funcionais. No HGB, a categoria desempenha suas tarefas sob a coordenação do Dr. Farley Campos.

Dr. Farley lembra que quando chegou à Unidade em 2001, existia apenas um profissional da área e que, atualmente, a equipe conta com oito. Com a criação do Serviço de Fisioterapia, no final do ano passado, há mais qualidade assistencial para os pacientes em recuperação do Hospital. O grupo atua na Clínica Cirúrgica Cardíaca, no Transplante Hepático, na UTI Neonatal, na UTI Pediátrica, na Unidade Intermediária Neonatal, no CTI Adulto, no Ambulatório, no Serviço de Saúde do Trabalhador, na Enfermaria da Pediatria e na Neurocirurgia. "Estamos elaborando um projeto de avaliação da realidade desta ciência no HGB que dará subsídio à criação de metas, como por exemplo, ampliar o campo de trabalho no Hospital".

Rotina do Serviço começa por encaminhamento médico

Os pacientes atendidos no Serviço são provenientes de outros setores que os encaminharam através de um parecer médico. Em seguida, esses usuários fazem exames específicos da área que permitam uma avaliação funcional pelo profissional. Dr. Farley cita uma pessoa que sofra um trauma ortopédico e que tenha de ficar acamada por algum tempo. "Seu sistema respiratório pode ficar alterado, portanto é necessário o acompanhamento de um fisioterapeuta", exemplifica. O chefe do Serviço acrescenta : "Não tratamos do paciente somente pelo seu diagnóstico clínico, e sim pelas disfunções que a doença manifesta nele. Dessa forma, o tratamento pode ser criterioso e individual".

Dr. Farley ressalta que, atualmente, a Fisioterapia tem uma visão global do indivíduo, permitindo-lhe receber o atendimento diferenciado. Por isso, "o profissional deve manter-se sempre atualizado, participando de cursos e eventos a fim de acompanhar os progressos terapêuticos", concluiu.

Voltar

21/04/2019 - INAUGURAÇÃO DE SERVIÇO

21/04/2019 - COLOCAÇÃO DE PRÓTESE FONATÓRIA

21/04/2019 - DIA DO OBSTETRA

21/04/2019 - AÇÃO INTEGRADA PARA HOSPITAIS FEDERAIS

09/04/2019 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

09/04/2019 - OUVIDORIA EM FOCO

 

HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
Av. Londres 616 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - CEP:21041-030

(21) 3977-9500
337174 visitantes