HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
 
Comunicação Social  Notícias |   Clipping | Vídeo | HFB Informa | Informe HFB
Home
O Hospital
Gestão
Centro de Estudos
Comunicação Social
CCIH
Ouvidoria
HFB Ciência
Sua Saúde
Links
Recursos Humanos
Programa de Diabetes


  você está aqui > Home > Comunicação Social > Notícias

001/27/2003

Serviço de Nutrição inaugura espaço de manipulação adequado às normas do MS

Foi inaugurada na última sexta-feira (24/01), a Unidade de Manipulação Asséptica (UMA) do Hospital Geral de Bonsucesso (HGB). O local, que substitui agora o antigo espaço destinado à manipulação nutricional (Lactário), foi adequado aos rigores técnicos obrigatórios descritos na resolução 63/01, do Ministério da Saúde. Agora o Hospital poderá ter o seu Serviço de Nutrição credenciado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Durante o evento, a Profª. Drª. Nelzir Trindade Reis foi homenageada com uma placa.

- A partir do credenciamento no SUS, o HGB receberá do governo pelos gastos com a nutrição, possibilitando ainda mais investimentos na melhoria da qualidade do atendimento - explica a chefe do Serviço de Nutrição do HGB, Wânia Damaceno.

Segundo a nutricionista, o setor tem uma demanda de 600 mamadeiras e 150 frascos de nutrição enteral - fórmulas quimicamente elaboradas. A Unidade conta agora com uma sala específica para a manipulação de fórmulas lácteas para os pacientes infantis, e outra para a nutrição enteral. Outros cinco cômodos compõe o novo setor: administração, descontaminação de mamadeiras, estoque imediato, vestiário e depósito de lixo.

- Tudo rigorosamente dentro dos padrões do MS, comemora Wânia.

Para assegurar que o local seja corretamente administrado, dentro das normas, o Hospital está recebendo a consultoria da nutricionista Ana Paula Menna Barreto - mestre em nutrição humana na área de boas práticas de preparo e especialista em terapia nutricional pela Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral. Além de treinar os profissionais, ela está elaborando as rotinas e um manual de boas práticas para auxiliar o funcionamento adequado da Unidade.

Wânia Damaceno explica, ainda, o que mudará para os pacientes:

- A nutrição será feita com o máximo de segurança exigida por lei, o que oferecerá uma garantia de que estarão sendo servidos os nutrientes certos para o auxílio do tratamento dos nossos clientes.

Além da possibilidade de credenciamento no SUS, a nova estrutura da Unidade de Manipulação Asséptica ajudará a proporcionar outra conquista para o HGB: a formação de uma Equipe Multidisciplinar de Terapia Nutricional (EMTN).

- A efetivação de um grupo de profissionais de diversas especialidades, conscientes da importância da Nutrição, irá aumentar a qualidade do tratamento dos pacientes do Hospital - conclui Wânia.

Voltar

09/04/2019 - OUVIDORIA EM FOCO

09/04/2019 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

05/04/2019 - NOTA ABERTA À POPULAÇÃO

30/11/2018 - PREOCUPAÇÃO COM A PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

09/11/2018 - DOAÇÃO DE SANGUE NO HFB

09/11/2018 - Novembro Azul conscientiza homens para prevenção do câncer de próstata.

 

HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
Av. Londres 616 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - CEP:21041-030

(21) 3977-9500
304916 visitantes