HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
 
Comunicação Social  Notícias |   Clipping | Vídeo | HFB Informa | Informe HFB
Home
O Hospital
Gestão
Centro de Estudos
Comunicação Social
CCIH
Ouvidoria
HFB Ciência
Sua Saúde
Links
Recursos Humanos
Programa de Diabetes


  você está aqui > Home > Comunicação Social > Notícias

11/25/2004

Dia Nacional do Doador de Sangue no HGB



O Banco de Sangue do Hospital Geral de Bonsucesso (HGB), que voltou a ser unidade coletora desde julho, recebeu cerca de 150 voluntários hoje, no Dia Nacional do Doador de Sangue. Por causa da campanha, foi maior o período de coleta, das 8:00h às 16:00h. “O objetivo do evento foi conscientizar as pessoas da importância da doação, para que venham regularmente ao Hospital”, esclarece a Dra. Patrícia d’Ávila Freitas, responsável pelo Serviço de Hemoterapia Professor Pedro Clovis Junqueira, da Unidade.

A maioria dos voluntários que compareceu ao Banco de Sangue mora próximo ao Hospital ou na Baixada Fluminense. O despachante de uma empresa de ônibus, José Bandeira, que mora em Duque de Caxias, doa há 25 anos, mas foi a primeira vez no HGB. “Ouvi sobre a campanha no rádio e aproveitei que hoje estão atendendo até mais tarde. Vim direto do trabalho”, comentou José.

Em situação parecida, a dona de casa, Antônia Gomes da Silva, moradora de Ramos, foi voluntária pela primeira vez. “Tinha vontade de doar sangue, mas sempre adiava. Com o horário diferente, pude deixar a minha filha na escola e não perdi essa oportunidade”, disse Antônia. Já Maria das Neves Oliveira, decidiu ajudar depois que o irmão necessitou de sangue: “Nunca se sabe se vamos precisar ou não. Amanhã pode ser eu”, considerou.

Segundo a auxiliar de enfermagem que trabalha no Serviço, Maria da Conceição Fernandes, “os doadores ficam nervosos, principalmente na primeira vez, com medo da agulha. A gente conversa um pouco, pergunta sobre a profissão, e eles vão se acalmando”, explicou Maria.

Para que o Banco de Sangue da Unidade seja auto-suficiente, a Dra. Patrícia aposta em iniciativas como a realizada hoje. “Nossa média é de 25 doadores por dia, mas deveria ser de 40”, disse a Dra. Patrícia. Entre as metas do Serviço, estão as criações de outras campanhas nas festas de fim de ano e no carnaval, épocas em que o número de doadores diminui consideravelmente.

Voltar

09/04/2019 - OUVIDORIA EM FOCO

09/04/2019 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

05/04/2019 - NOTA ABERTA À POPULAÇÃO

30/11/2018 - PREOCUPAÇÃO COM A PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

09/11/2018 - DOAÇÃO DE SANGUE NO HFB

09/11/2018 - Novembro Azul conscientiza homens para prevenção do câncer de próstata.

 

HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
Av. Londres 616 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - CEP:21041-030

(21) 3977-9500
279386 visitantes