HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
 
Comunicação Social  Notícias |   Clipping | Vídeo | HFB Informa | Informe HFB
Home
O Hospital
Gestão
Centro de Estudos
Comunicação Social
CCIH
Ouvidoria
HFB Ciência
Sua Saúde
Links
Recursos Humanos
Programa de Diabetes


  você está aqui > Home > Comunicação Social > Notícias

11/26/2004

HGB realiza o centésimo transplante hepático

Uma centena de transplantes de fígado. Este é o número que o Hospital Geral de Bonsucesso (HGB) alcançou, na quarta-feira, dia 18 de novembro, quando foi operada Jéssica da Cruz de Moraes, de 4 anos, que nasceu com uma má formação na via biliar. Desde 2002, quando o usuário, Jonathan, na época com 15 anos, passou pela cirurgia, o HGB é único Hospital no Estado do Rio de Janeiro a realizar transplante hepático em criança.

Segundo, Dr. Alexandre Cerqueira, cirurgião da equipe do transplante hepático, a única solução para Jéssica foi o transplante. "Ela estava há um ano e três meses na fila nacional do Rio Transplante. Sua mãe, inclusive, já estava sendo preparada para fazer a doação, quando recebemos a notícia do Hospital Municipal Jesus. Jéssica recebeu o órgão de um menino de cinco anos", disse Dr. Alexandre. A menina passa bem, e dever ter alta em duas semanas.

Segundo o médico, é muito raro haver doador cadáver criança. Por ano, são cerca de um a dois no Rio de Janeiro. "Se o Rio tivesse o mesmo número de doador cadáver pediátrico que São Paulo, não haveria a necessidade de fazer transplante intervivos", lamenta o cirurgião

Unidade também é pioneira em outras modalidades de cirurgias de fígado

O HGB é o pioneiro em transplante hepático com doador vivo e com três pacientes envolvidos no mesmo procedimento (triplique). Quarto em transplante hepático infantil e quinto com adultos, no Brasil. Até o final do ano, o HGB deve aumentar o volume dessas cirurgias em 300%.

Em 11 meses, a Unidade realizou 42 transplantes, com uma média de quatro por mês. Mas, de acordo com Alexandre Cerqueira, o HGB tem capacidade para realizar oitos cirurgias deste porte por mês. Desde de 2002, o HGB recebe pacientes do Rio, Minas Gerais e Nordeste, já que só São Paulo, Curitiba e Porto Alegre possuem centros cirúrgicos hepáticos que transplantam fígado em crianças.

Cirurgia inédita

No dia 19 de outubro, a equipe do transplante hepático do HGB realizou na pequena Eloá Fontoura da Costa, de 1 ano e 8 meses, o primeiro transplante infantil com intervivos para curar um tumor maligno, no Rio de Janeiro. A doadora foi a madrinha, Márcia Barros Soares, 40 anos, que precisou de uma autorização judicial para viabilizar o transplante, já que não é parente consangüínea. De acordo com a lei, apenas parentes de até quarto grau podem ser doadores.

Voltar

09/04/2019 - OUVIDORIA EM FOCO

09/04/2019 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

05/04/2019 - NOTA ABERTA À POPULAÇÃO

30/11/2018 - PREOCUPAÇÃO COM A PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

09/11/2018 - DOAÇÃO DE SANGUE NO HFB

09/11/2018 - Novembro Azul conscientiza homens para prevenção do câncer de próstata.

 

HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
Av. Londres 616 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - CEP:21041-030

(21) 3977-9500
304263 visitantes