HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
 
Comunicação Social  Notícias |   Clipping | Vídeo | HFB Informa | Informe HFB
Home
O Hospital
Gestão
Centro de Estudos
Comunicação Social
CCIH
Ouvidoria
HFB Ciência
Sua Saúde
Links
Recursos Humanos
Programa de Diabetes


  você está aqui > Home > Comunicação Social > Notícias

12/003/2004

Confraternização dos transplantados hepáticos

Por Ana Elisa Moraes



O terceiro ano de comemoração natalina dos pacientes transplantados e candidatos a transplante hepático do HGB foi marcado por depoimentos de profissionais do Serviço de Cirurgia Hepato-Biliar do Hospital e de usuários. Na festa, realizada na Unidade, nesta sexta-feira, dia 03 de dezembro, compareceram cerca de 150 pessoas.

A hepatologista, Dra. Aline Peixoto, falou do trabalho desenvolvido. “Entrei como residente e agora faço parte da equipe do HGB”, disse emocionada, ao ver os usuários recuperados. O Dr. José Manoel Martinho, chefe do Serviço, lembrou que “os resultados obtidos têm sido bons, devido à estrutura do Hospital e da equipe da Unidade”. Já o técnico de enfermagem, Júlio Sérgio Maciel, confirmou o depoimento do médico e ressaltou a união entre os profissionais das diferentes especialidades.

Há três meses operada, a adolescente Pâmela Cordeiro Lessa ficou 1 ano na fila dos transplantes e recebeu parte do fígado do pai, Elsom Lessa Muniz. A mãe de Elsom, Adilce Muniz, representou no evento, o doador vivo: “Temos que ter muita fé em Deus, paciência e perseverança. Nada se resolve de um dia para o outro”, afirmou.

Outra adolescente, Viviane Lima de Oliveira teve hepatite fulminante e recebeu o órgão de um doador cadáver. Há 1 ano e cinco meses transplantada, ela revelou que a carreira escolhida para o seu futuro profissional teve influência da cirurgia. “Não tinha certeza do que iria estudar, mas depois de tudo por que passei, pretendo ser enfermeira”, contou. Em relação à equipe, Viviane diz que “os médicos caíram do céu, não só ajudam aos pacientes, como também nos dão ânimo”.

Representando o doador anônimo, o cardiologista Julio Lohmman falou da continuidade da vida com a doação de órgãos. O transplantado Silvio de Oliveira, lembrou da importância da doação.

Ao final da confraternização, cada transplantado recebeu um panetone e os familiares ganharam cestas de alimentos e brinquedos. O material foi arrecado com o auxílio financeiro dos profissionais do HGB, da Associação de Transplantados Hepáticos Dohe Fígado e da Organização Não-Governamental Pró-fígado, representados respectivamente pela presidente da associação, Maria Luiza Matos, e Carlos Roberto Cabral, da ONG.

Por causa do aumento do número de crianças atendidas pelo HGB tanto as já operadas quanto às candidatas ao transplante, será promovida no domingo, 05 de dezembro, uma festa que terá as presenças do Papai Noel e de um palhaço.

Voltar

09/04/2019 - OUVIDORIA EM FOCO

09/04/2019 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

05/04/2019 - NOTA ABERTA À POPULAÇÃO

30/11/2018 - PREOCUPAÇÃO COM A PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

09/11/2018 - DOAÇÃO DE SANGUE NO HFB

09/11/2018 - Novembro Azul conscientiza homens para prevenção do câncer de próstata.

 

HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
Av. Londres 616 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - CEP:21041-030

(21) 3977-9500
304743 visitantes