HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
 
Comunicação Social  Notícias |   Clipping | Vídeo | HFB Informa | Informe HFB
Home
O Hospital
Gestão
Centro de Estudos
Comunicação Social
CCIH
Ouvidoria
HFB Ciência
Sua Saúde
Links
Recursos Humanos
Programa de Diabetes


  você está aqui > Home > Comunicação Social > Notícias

12/21/2004

Direção do HGB se reúne com a comunidade



Na reunião promovida no dia 20 de dezembro, a diretora-geral do Hospital Geral de Bonsucesso (HGB), Dra. Roseli Monteiro da Silva, recebeu membros do Conselho Distrital de Saúde da Área Programática (AP) 3.1 e representantes da comunidade. Entre os principais temas do encontro, estiveram a contratação de mais médicos para a Unidade e a implantação de medidas para desafogar a Emergência através do fortalecimento de unidades básicas de saúde no entorno do Hospital por meio de acordos com a Prefeitura do Rio de Janeiro. Também foi destacado o Projeto de Atenção Domiciliar do Ministério da Saúde (MS), que deve utilizar o HGB como modelo para o atendimento em casa.

No próximo dia 31, terminam os contratos de três cooperativas que prestam serviço na Unidade. Além disso, Nereu Lopes, presidente do Conselho da AP 3.1, disse à diretora que as maiores reivindicações da comunidade são a contratação permanente dos funcionários hoje terceirizados e o aumento na quantidade de médicos. A Dra. Roseli explicou que a dificuldade nas duas questões é a mesma: “Não estão sendo mais realizados concursos públicos para que tenhamos funcionários e profissionais de saúde com estabilidade. Mesmo assim, já foram contratados médicos através da Fundação de Apoio à Saúde e Ensino Bonsucesso (FASEB) e estudamos a contratação de funcionários sem ser por cooperativa, com todos os direitos de trabalho garantidos”.

O tema mais discutido entre os presentes foi como estabelecer o HGB como referência em casos de alto risco, deixando o atendimento dos casos mais simples para os postos de saúde. Com isso, espera-se diminuir o número de pacientes que chegam na Emergência da Unidade, seja por conta própria ou encaminhados por outros hospitais. Para resolver a questão, Dra. Roseli propôs a criação de um cinturão de unidades básicas em torno do Hospital e o fortalecimento das já existentes, de acordo com as necessidades da população. A iniciativa, que também pede a maior qualificação dos profissionais que trabalham nos postos, será levada à Secretaria Municipal de Saúde. “A AP 3.1 tem 1,5 milhão de habitantes, é preciso realizar projetos de grande porte para atender toda essa quantidade de pessoas”, declarou a diretora-geral.

Voltar

21/04/2019 - INAUGURAÇÃO DE SERVIÇO

21/04/2019 - COLOCAÇÃO DE PRÓTESE FONATÓRIA

21/04/2019 - DIA DO OBSTETRA

21/04/2019 - AÇÃO INTEGRADA PARA HOSPITAIS FEDERAIS

09/04/2019 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

09/04/2019 - OUVIDORIA EM FOCO

 

HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
Av. Londres 616 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - CEP:21041-030

(21) 3977-9500
337194 visitantes