HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
 
Comunicação Social  Notícias |   Clipping | Vídeo | HFB Informa | Informe HFB
Home
O Hospital
Gestão
Centro de Estudos
Comunicação Social
CCIH
Ouvidoria
HFB Ciência
Sua Saúde
Links
Recursos Humanos
Programa de Diabetes


  você está aqui > Home > Comunicação Social > Notícias

002/25/2003

Emergência do HGB reabre



O atendimento no Serviço de Emergência da Unidade voltou a ser realizado normalmente no dia 26 de fevereiro (quarta-feira), após ter permanecido em obras desde o dia 11 de janeiro, quando ocorreu o incidente com a calha de águas pluviais do setor, que transbordou devido o grande volume de chuva e fez o forro interno do teto ceder. Neste período, foi realizada reforma no telhado para correção do problema e outros reparos para adequação da infra-estrutura do setor e para melhoria do atendimento ao paciente, que somaram investimentos de cerca de R$ 250 mil.

As modificações realizadas pela Divisão de Engenharia do Hospital foram: substituição das telhas, impermeabilização e redimensionamento os dutos de escoamento para suportar um volume maior de água; troca do piso e colocação de protetor para dar mais resistência; colocação de bate-macas para evitar rachaduras na parede; ampliação do sistema de refrigeração com colocação de novos aparelhos de ar-condicionado; reforma das paredes para retirar infiltrações e troca de fórmicas; reforma da parte elétrica; colocação de forro no teto e de reforço nas portas; ampliação dos pontos da rede de gases; reforma da recepção e da cobertura da entrada da Emergência; e pintura geral do setor. Outras modificações na estrutura foram: ampliação e elevação do posto de enfermagem central, para possibilitar visão conjunta dos pacientes; e criação de um posto de prescrição médica e de enfermagem unificados, uma área de preparo de medicamentos, um consultório para realização de procedimentos clínicos e cirúrgicos, uma enfermaria de isolamento e uma área para procedimentos ortopédicos no consultório de ortopedia. Está em andamento, a reforma da Unidade de Paciente Graves (UPG) da Emergência, porém que não prejudica o atendimento no setor, pois esta unidade encontra-se em funcionamento no 3º andar do mesmo prédio, até o término das obras.

Durante as obras, o atendimento de Emergência no HGB funcionou com esquema de triagem para os casos mais graves ou de maior complexidade, que foram atendidos e alguns, inclusive, hospitalizados, somando um total de 780 pacientes. Os demais casos eram referenciados para outras unidades de saúde próximas. Após análise deste processo de reorganização do fluxo e perfil dos pacientes atendidos, a Direção propõe para a reabertura do Serviço de Emergência do HGB, que o Hospital direcione a assistência de emergência aos casos mais complexos e que necessitem de cuidados específicos. E assim, esclarece à população que o Serviço de Emergência do HGB é classificado pela Secretaria de Estado de Saúde como nível terciário (atendimento de alta complexidade) e pede que para os atendimentos básicos ou primeiros atendimentos, a população procure outras unidades e postos de saúde perto de sua residência. Isso contribuirá para que os pacientes graves possam ser beneficiados com os recursos e com a nova estrutura da Emergência do HGB e os demais tenham assistência adequada ao seu problema em outras unidades da rede pública de saúde do Rio de Janeiro.

Voltar

09/04/2019 - OUVIDORIA EM FOCO

09/04/2019 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

05/04/2019 - NOTA ABERTA À POPULAÇÃO

30/11/2018 - PREOCUPAÇÃO COM A PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

09/11/2018 - DOAÇÃO DE SANGUE NO HFB

09/11/2018 - Novembro Azul conscientiza homens para prevenção do câncer de próstata.

 

HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
Av. Londres 616 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - CEP:21041-030

(21) 3977-9500
304999 visitantes