HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
 
Comunicação Social  Notícias |   Clipping | Vídeo | HFB Informa | Informe HFB
Home
O Hospital
Gestão
Centro de Estudos
Comunicação Social
CCIH
Ouvidoria
HFB Ciência
Sua Saúde
Links
Recursos Humanos
Programa de Diabetes


  você está aqui > Home > Comunicação Social > Notícias

003/11/2003

Conselho Distrital de Saúde se reúne no HGB



Na última reunião do Conselho Distrital de Saúde da Área Programática 3.1 (área que corresponde ao bairro de Bonsucesso e adjacências) foram abordados temas que ressaltavam a importância dos programas de saúde voltados à população carente. Realizado no auditório do Centro de Atenção à Mulher, à Criança e ao Adolescente (Prédio 2/ 3° andar), no dia 18 de fevereiro, o encontro destacou o Programa de Saúde da Família (PSF) e o Projeto Médicos Sem Fronteiras, que além de proporcionarem assistência às comunidades, também visam a integração social. O evento contou com a presença do diretor do HGB, Dr. Victor Grabois, dos membros do Conselho e de representantes de associações de moradores, como da Vila do João e do Complexo da Maré.

A coordenadora do PSF, Dra. Luciana Borges, apresentou uma palestra explicando como funciona o Programa, que tem como proposta levar uma equipe multiprofissional – um médico, um enfermeiro, dois auxiliares de enfermagem e de quatro a seis agentes comunitários – até as comunidades, para prestar uma assistência à saúde diferencial e humana. "Os profissionais conhecem a estrutura dos locais e as condições de vida dessa população – que são fatores determinantes no processo de saúde-doença do indivíduo. Depois é feito um cadastro e estabelecido um plano de ação que priorize as necessidades locais identificadas", explicou Dra. Luciana. Este trabalho auxilia na prevenção, identificação e tratamento de doenças, como a hipertensão e a hanseníase, e na melhoria da qualidade de vida do idoso, entre outros benefícios. A próxima localidade onde será implantado o PSF será o Complexo do Caricó, no bairro da Penha.

O Programa de Saúde da Família, que existe a três anos, é coordenado pela Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, e visa criar um modelo de assistência à saúde diferente do atual (o usuário procura o atendimento – atitude passiva). Com o PSF, cria-se uma relação de confiança com a comunidade, já que são os profissionais de saúde que procuram a população. Cada equipe é responsável pelo acompanhamento de 750 a 1000 famílias.

O coordenador de Saúde do Projeto Médicos sem Fronteiras, Dr. Mauro Nunes, também esteve na reunião para pedir a colaboração dos membros do Conselho para a instalação do projeto na Comunidade Marcílio Dias. "Após um inquérito epidemiológico que analisa a estrutura do saneamento básico e de observar as condições de vida daquela população, decidimos desenvolver o nosso projeto nesta comunidade", explicou. O presidente do Conselho Distrital de Saúde, Nereu Lopes, disse que o Projeto Médicos Sem Fronteiras teria a ajuda que fosse necessária: "desde já podem contar com o nosso apoio. Se é para melhorar as condições de vida dos moradores daquela comunidade, porque não ajudar?", indagou.

Voltar

21/04/2019 - INAUGURAÇÃO DE SERVIÇO

21/04/2019 - COLOCAÇÃO DE PRÓTESE FONATÓRIA

21/04/2019 - DIA DO OBSTETRA

21/04/2019 - AÇÃO INTEGRADA PARA HOSPITAIS FEDERAIS

09/04/2019 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

09/04/2019 - OUVIDORIA EM FOCO

 

HFBnet - Hospital Federal de Bonsucesso
Av. Londres 616 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - CEP:21041-030

(21) 3977-9500
336391 visitantes